ENTRE PALAVRAS E RAÍZES: A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 2196 "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E RAÍZES: A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A presente pesquisa tenciona a salientar as ferramentas digitais não somente compreendidas como pertinentes alternativas didáticas, como também um recurso que impulsione a sua utilidade no contexto educacional pelo pensar/agir do aluno e do professor. Desse modo, essas tecnologias surgem como uma viável opção que poderão complementar o processo do ensinar – que percorre uma via de mão dupla com o aprender – para inúmeras vertentes do conhecimento. Inclusive, cabe ressaltar que os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Biologia, de maneira eventual, encontram-se à margem desses meios digitais devido ao pouco uso neste setor. Nessa linha de pensamento, buscar-se-á, para enveredamento no crivo investigativo deste estudo, apresentar uma contextualização voltada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com ênfase na ótica educacional da área da Biologia e da Língua Portuguesa. Assim sendo, os recursos digitais selecionados, no dissertar desta análise, para o ensino do componente Língua Portuguesa foram “Wattpad”,“Padlet”, “Blogs”; enquanto que para o ensino da Biologia utilizaram-se as plataformas: “Quizizz”, “WordWall” e “PhET Interactive Simulations”. O desejo de explaná-las ocorre pela sua importância, ou seja, o seu prático manuseamento e sua notável visibilidade para serem acessadas. Além disso, contribuem para que o mediador possa se familiarizar com essas práticas digitais e, com isso, possa adotá-las no cotidiano escolar e romper com os paradigmas de resistência para utilização das ferramentas tecnológicas. Nota-se, como propício, um habitual uso dessas, em especial, para os componentes de exatas. Contudo, há uma lacuna percebida, para seu uso em Língua Portuguesa e Biologia. Essa carência, nessas áreas supracitadas, instigou para que este estudo fosse feito. Este trabalho configura-se como bibliográfico, recorre de uma análise qualitativa. Assim sendo, esses suportes tecnológicos não podem ser associados como uma exclusiva maneira de se aprender hodiernamente, mas como colaboradores/potencializadores do ensinar/aprender atualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2196_TB340_08112023201439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIO JOSÉ DO NASCIMENTO GERMANO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IRIO JOSÉ" "autor_email" => "iriogermano@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94896 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 340 "inscrito_id" => 2196 "titulo" => "ENTRE PALAVRAS E RAÍZES: A APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS COMO ALTERNATIVAS DIDÁTICAS PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "A presente pesquisa tenciona a salientar as ferramentas digitais não somente compreendidas como pertinentes alternativas didáticas, como também um recurso que impulsione a sua utilidade no contexto educacional pelo pensar/agir do aluno e do professor. Desse modo, essas tecnologias surgem como uma viável opção que poderão complementar o processo do ensinar – que percorre uma via de mão dupla com o aprender – para inúmeras vertentes do conhecimento. Inclusive, cabe ressaltar que os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Biologia, de maneira eventual, encontram-se à margem desses meios digitais devido ao pouco uso neste setor. Nessa linha de pensamento, buscar-se-á, para enveredamento no crivo investigativo deste estudo, apresentar uma contextualização voltada ao uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com ênfase na ótica educacional da área da Biologia e da Língua Portuguesa. Assim sendo, os recursos digitais selecionados, no dissertar desta análise, para o ensino do componente Língua Portuguesa foram “Wattpad”,“Padlet”, “Blogs”; enquanto que para o ensino da Biologia utilizaram-se as plataformas: “Quizizz”, “WordWall” e “PhET Interactive Simulations”. O desejo de explaná-las ocorre pela sua importância, ou seja, o seu prático manuseamento e sua notável visibilidade para serem acessadas. Além disso, contribuem para que o mediador possa se familiarizar com essas práticas digitais e, com isso, possa adotá-las no cotidiano escolar e romper com os paradigmas de resistência para utilização das ferramentas tecnológicas. Nota-se, como propício, um habitual uso dessas, em especial, para os componentes de exatas. Contudo, há uma lacuna percebida, para seu uso em Língua Portuguesa e Biologia. Essa carência, nessas áreas supracitadas, instigou para que este estudo fosse feito. Este trabalho configura-se como bibliográfico, recorre de uma análise qualitativa. Assim sendo, esses suportes tecnológicos não podem ser associados como uma exclusiva maneira de se aprender hodiernamente, mas como colaboradores/potencializadores do ensinar/aprender atualmente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2196_TB340_08112023201439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIO JOSÉ DO NASCIMENTO GERMANO JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "IRIO JOSÉ" "autor_email" => "iriogermano@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }