ACESSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95022 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 7157 "titulo" => "ACESSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As temáticas ciência, tecnologia e sustentabilidade cada vez mais fazem parte dos conteúdos dos currículos a serem trabalhados na educação, de acordo com a realidade de cada unidade escolar contribuindo com uma educação para a sociedade. É de grande importância para o desenvolvimento das habilidades das crianças que as Unidades Escolares trabalhem temas relacionados à natureza, promovendo atividades sustentáveis na Educação Infantil. O acesso à tecnologia pode propiciar o conhecimento aos temas desenvolvidos por meio de experiências vivenciadas desde cedo. Neste sentido, o presente estudo busca refletir sobre as observações da professora em sua prática pedagógica aplicada no contexto da Educação Inclusiva. Uma educação inclusiva pode ser entendida como uma educação compreensiva e consciente, na qual a tecnologia oferece possibilidades para uma educação mais acessível. Dessa forma, os alunos da Educação Infantil podem adquirir conhecimento e conscientização sobre os temas relacionados ao meio ambiente, adotando atitudes diárias de respeito ao ambiente e práticas sustentáveis. Assim, este trabalho discute tecnologia e sustentabilidade na etapa da educação infantil atrelada a ludicidade como prática pedagógica na qual a tecnologia pode e deve contribuir para a preservação do meio ambiente, para o uso consciente dos recursos naturais e para práticas sustentáveis no processo do desenvolvimento das habilidades das crianças em turmas regulares com inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7157_TB517_14062023170317.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE ALVES DOS ANJOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "aatyanjos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95022 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 517 "inscrito_id" => 7157 "titulo" => "ACESSIBILIDADE POR MEIO DA CIÊNCIA, SUSTENTABILIDADE E TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "As temáticas ciência, tecnologia e sustentabilidade cada vez mais fazem parte dos conteúdos dos currículos a serem trabalhados na educação, de acordo com a realidade de cada unidade escolar contribuindo com uma educação para a sociedade. É de grande importância para o desenvolvimento das habilidades das crianças que as Unidades Escolares trabalhem temas relacionados à natureza, promovendo atividades sustentáveis na Educação Infantil. O acesso à tecnologia pode propiciar o conhecimento aos temas desenvolvidos por meio de experiências vivenciadas desde cedo. Neste sentido, o presente estudo busca refletir sobre as observações da professora em sua prática pedagógica aplicada no contexto da Educação Inclusiva. Uma educação inclusiva pode ser entendida como uma educação compreensiva e consciente, na qual a tecnologia oferece possibilidades para uma educação mais acessível. Dessa forma, os alunos da Educação Infantil podem adquirir conhecimento e conscientização sobre os temas relacionados ao meio ambiente, adotando atitudes diárias de respeito ao ambiente e práticas sustentáveis. Assim, este trabalho discute tecnologia e sustentabilidade na etapa da educação infantil atrelada a ludicidade como prática pedagógica na qual a tecnologia pode e deve contribuir para a preservação do meio ambiente, para o uso consciente dos recursos naturais e para práticas sustentáveis no processo do desenvolvimento das habilidades das crianças em turmas regulares com inclusão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7157_TB517_14062023170317.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE ALVES DOS ANJOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CRISTIANE" "autor_email" => "aatyanjos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }