UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 9° ANO DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES IV UNIDADE CAXIAS-MA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95051 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 9660 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 9° ANO DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES IV UNIDADE CAXIAS-MA" "resumo" => "O Minecraft é um jogo eletrônico que pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino para química no ensino médio. Este artigo propõe um estudo em desenvolvimento com o objetivo de integrar o Minecraft nas aulas de Química para que haja melhor compreensão do ensino fazendo uma abordagem de forma sucinta para alunos do 9° Ano do Colégio Militar Tiradentes IV unidade Caxias-MA., no ano letivo de 2023. Será abordado o conteúdo sobre átomos, tabela periódica e suas propriedades, reações químicas e cálculos estequiométricos. Outras vantagens do uso do Minecraft como ferramenta de ensino são a possibilidade de promover a colaboração e a criatividade dos alunos dentro do jogo, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas importantes para a contemporaneidade. Ainda, a utilização de um material didático alternativo pode resultar em um ambiente de aprendizado mais dinâmico e engajador para os estudantes. É importante ressaltar que o uso do Minecraft não substitui as aulas teóricas, mas sim complementa o ensino tradicional de química. Tendo em vista essas considerações, a presente pesquisa visa aprimorar o processo educacional no ensino de química, utilizando ferramentas tecnológicas inovadoras para estimular a aprendizagem e a criatividade dos alunos. A metodologia consistirá em aulas presenciais, com apresentação dos conceitos, seguida de atividades práticas no Minecraft, com desafios e missões relacionadas aos conteúdos estudados, culminando em avaliações para avaliar a aprendizagem dos alunos. A expectativa é que essa ferramenta promova uma melhor compreensão dos conceitos, estimule o interesse dos alunos pela disciplina e resulte em uma melhor performance nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9660_TB552_21042023192013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SANTIAGO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL S.N" "autor_email" => "gabrielsantiago@acad.ifma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95051 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 552 "inscrito_id" => 9660 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO MINECRAFT COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA TURMA DO 9° ANO DO COLÉGIO MILITAR TIRADENTES IV UNIDADE CAXIAS-MA" "resumo" => "O Minecraft é um jogo eletrônico que pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino para química no ensino médio. Este artigo propõe um estudo em desenvolvimento com o objetivo de integrar o Minecraft nas aulas de Química para que haja melhor compreensão do ensino fazendo uma abordagem de forma sucinta para alunos do 9° Ano do Colégio Militar Tiradentes IV unidade Caxias-MA., no ano letivo de 2023. Será abordado o conteúdo sobre átomos, tabela periódica e suas propriedades, reações químicas e cálculos estequiométricos. Outras vantagens do uso do Minecraft como ferramenta de ensino são a possibilidade de promover a colaboração e a criatividade dos alunos dentro do jogo, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades tecnológicas importantes para a contemporaneidade. Ainda, a utilização de um material didático alternativo pode resultar em um ambiente de aprendizado mais dinâmico e engajador para os estudantes. É importante ressaltar que o uso do Minecraft não substitui as aulas teóricas, mas sim complementa o ensino tradicional de química. Tendo em vista essas considerações, a presente pesquisa visa aprimorar o processo educacional no ensino de química, utilizando ferramentas tecnológicas inovadoras para estimular a aprendizagem e a criatividade dos alunos. A metodologia consistirá em aulas presenciais, com apresentação dos conceitos, seguida de atividades práticas no Minecraft, com desafios e missões relacionadas aos conteúdos estudados, culminando em avaliações para avaliar a aprendizagem dos alunos. A expectativa é que essa ferramenta promova uma melhor compreensão dos conceitos, estimule o interesse dos alunos pela disciplina e resulte em uma melhor performance nas avaliações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9660_TB552_21042023192013.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL SANTIAGO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "GABRIEL S.N" "autor_email" => "gabrielsantiago@acad.ifma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }