Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95142
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 2202
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "Esse trabalho é fruto de uma experiência vivenciada pelas autoras sobre a aplicabilidade da interdisciplinaridade em uma turma de graduandos/as do curso de Pedagogia. O olhar de uma como docente e da outra como discente apresenta dois pontos de vista sobre a aplicação dessa metodologia, o que amplia o olhar sobre os resultados dessa prática. Sabemos que o planejamento de uma disciplina a ser cursada por um semestre no ensino superior, nem sempre consegue fazer relação com as demais que estão em curso, mesmo assim, nesse caso, as professoras de três disciplinas conseguiram organizar e relacionar os conteúdos e duas das avaliações que são obrigatórias para o semestre. Nesse sentido, os discentes efetuaram a apresentação de seminários temáticos e a confecção de um resumo estendido sobre o mesmo tema do seminário. Os temas foram previamente planejados pelas docentes a fim de que cada uma pudesse fazer a abordagem do assunto relacionando com a disciplina que estava vinculada. Nesse sentido, discutiremos a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem e desenvolvimento discente a partir dessa experiência, evidenciando os resultados obtidos através da aplicação do questionário que teve a participação de alguns sujeitos que vivenciaram essa prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2202_TB662_13112023075159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NIH"
    "autor_email" => "niedjafsantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95142
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 2202
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO SUPERIOR: DIÁLOGOS POSSÍVEIS"
    "resumo" => "Esse trabalho é fruto de uma experiência vivenciada pelas autoras sobre a aplicabilidade da interdisciplinaridade em uma turma de graduandos/as do curso de Pedagogia. O olhar de uma como docente e da outra como discente apresenta dois pontos de vista sobre a aplicação dessa metodologia, o que amplia o olhar sobre os resultados dessa prática. Sabemos que o planejamento de uma disciplina a ser cursada por um semestre no ensino superior, nem sempre consegue fazer relação com as demais que estão em curso, mesmo assim, nesse caso, as professoras de três disciplinas conseguiram organizar e relacionar os conteúdos e duas das avaliações que são obrigatórias para o semestre. Nesse sentido, os discentes efetuaram a apresentação de seminários temáticos e a confecção de um resumo estendido sobre o mesmo tema do seminário. Os temas foram previamente planejados pelas docentes a fim de que cada uma pudesse fazer a abordagem do assunto relacionando com a disciplina que estava vinculada. Nesse sentido, discutiremos a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem e desenvolvimento discente a partir dessa experiência, evidenciando os resultados obtidos através da aplicação do questionário que teve a participação de alguns sujeitos que vivenciaram essa prática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2202_TB662_13112023075159.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NIH"
    "autor_email" => "niedjafsantos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho é fruto de uma experiência vivenciada pelas autoras sobre a aplicabilidade da interdisciplinaridade em uma turma de graduandos/as do curso de Pedagogia. O olhar de uma como docente e da outra como discente apresenta dois pontos de vista sobre a aplicação dessa metodologia, o que amplia o olhar sobre os resultados dessa prática. Sabemos que o planejamento de uma disciplina a ser cursada por um semestre no ensino superior, nem sempre consegue fazer relação com as demais que estão em curso, mesmo assim, nesse caso, as professoras de três disciplinas conseguiram organizar e relacionar os conteúdos e duas das avaliações que são obrigatórias para o semestre. Nesse sentido, os discentes efetuaram a apresentação de seminários temáticos e a confecção de um resumo estendido sobre o mesmo tema do seminário. Os temas foram previamente planejados pelas docentes a fim de que cada uma pudesse fazer a abordagem do assunto relacionando com a disciplina que estava vinculada. Nesse sentido, discutiremos a importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem e desenvolvimento discente a partir dessa experiência, evidenciando os resultados obtidos através da aplicação do questionário que teve a participação de alguns sujeitos que vivenciaram essa prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.