A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL" "resumo" => "O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9753_TB684_10112023095747.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERINALDO ARAÚJO PASSIM" "autor_nome_curto" => "ERINALDO" "autor_email" => "erinaldo.passim@estudante" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95161 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 684 "inscrito_id" => 9753 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA (KAHHOT) COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DO OBJETO DE CONHECIMENTO REPRODUÇÃO VEGETAL" "resumo" => "O estudo da botânica no Ensino Fundamental se torna complexo quando é tratado apenas de forma tradicional. Nos oitavos anos os alunos tem o primeiro contato com os grupos de plantas e sua reprodução. Dessa forma, faz-se necessário a utilização de ferramentas didáticas que visam a aprendizagem ampla e satisfatória do aluno. O objetivo deste relato é descrever a experiência obtida ao utilizar o (Kahhot) como ferramenta didática de ensino dos mecanismos reprodutivos das gimnospermas e angiospermas dentro do programa residência pedagógica. O jogo didático foi desenvolvido em uma turma de 8º ano da Escola Estadual de Tempo Integral Professora Oneide da Cruz Mousinho o município de Araguatins-TO e envolveu 30 alunos. A metodologia foi realizada em 4 aulas, sendo duas aulas expositivas com slides ilustrativos mostrando as células gaméticas, como ocorre a reprodução, as estruturas reprodutivas e os tipos de plantas que são representadas nos grupos das gimnospermas e angiospermas, as demais aulas foram destinadas a uma atividade de fixação e aplicação do kahhot. Como alternativa para incluir todos os alunos a dinâmica funcionou da seguinte forma: a turma dividiu-se em 6 grupos de 5 pessoas, sendo cada grupo representado por uma cor, em seguida foi direcionado 15 perguntas objetivas com duração de 1 minuto cada, sobre o conteúdo estudado nas aulas expositivas, durante esse tempo os alunos tiveram a oportunidade de debater com o grupo sobre as possíveis respostas e sanar as dúvidas pertinentes relacionadas ao conteúdo com o professor. Através dessa dinâmica foi possível perceber a importância e eficiência da gameficação nas aulas de reprodução vegetal, além do entusiasmo por parte dos alunos, pois o jogo apresentou ludicidade e dinamismo, o que tornou a aula mais interativa e os alunos atuaram de forma ativa e participativa, como protagonistas da construção do seu conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9753_TB684_10112023095747.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERINALDO ARAÚJO PASSIM" "autor_nome_curto" => "ERINALDO" "autor_email" => "erinaldo.passim@estudante" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }