O presente trabalho tem como objetivo analisar as expectativas, experiências e perspectivas dos estudantes de Licenciatura em Biologia do IFRN – Macau em relação à carreira docente. Essa discussão parte do pressuposto de que os alunos devem contribuir para a sociedade, considerando a natureza pública da instituição de ensino em questão. Busca-se compreender os motivos que levaram os estudantes a escolher o curso de Licenciatura em Biologia e identificar quais elementos da programação curricular influenciaram, de forma positiva ou negativa, o desejo desses estudantes em exercer a profissão docente. Para alcançar esse objetivo, foram realizadas entrevistas com cinco alunos em estágios avançados (7º e 8º períodos) e cinco alunos em estágios iniciais (1º e 2º períodos) do curso. A pesquisa visa investigar os motivos que levaram os estudantes a optar por essa formação, explorar suas percepções sobre a figura do professor, identificar suas preferências em relação à prática docente, bem como suas experiências e perspectivas sobre a qualidade do curso. Espera-se, portanto, obter uma variedade de opiniões e pontos de vista sobre os fundamentos do curso de formação, tanto daqueles que desejam seguir a carreira docente quanto daqueles que não têm esse objetivo em mente.