RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar e discutir o trabalho do pedagogo no processo de alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento. É preciso compreender que a alfabetização e letramento são práticas distintas e indissociáveis independentes e simultâneas. A alfabetização não se acontece por um processo de memorização e repetição de informação. Para realização dessa pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas, que corroboram com a temática em estudo, uma vez que é de suma importância para universalização acerca da alfabetização de jovens e adultos. O pedagogo é o profissional que lida com o ser humano, com as diferentes formas e culturas da sociedade. Ele pesquisa e entende as necessidades de todos os segmentos que fazem parte do ambiente escolar. De acordo com Freire (1996, p. 28) o docente não deve se limitar aos ensinamentos dos conteúdos, mas, sobretudo, ensinar a pensar, pois “pensar é não estarmos demasiado certos de nossas certezas”. O pensar de maneira adequada permite aos discentes seja eles crianças, adolescentes ou adultos, se colocarem como sujeitos históricos, de modo a se conhecerem e ao mundo no qual estão inseridos, intervindo no mesmo, isto é, aprende-se a partir dos conhecimentos já existentes e daqueles que serão ressignificados mais adiante respeitando também os saberes do senso comum e a capacidade criadora de cada indivíduo. Nesta perspectiva, este trabalho qualifica-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória. No aprofundamento teórico a pesquisa contempla subtópicos como Alfabetização e Letramento. O Pedagogo como Mediador do Processo de Alfabetização e uma Aliança entre Alfabetização e Letramento. Palavras- Chave: Alfabetização e Letramento, Pedagogo, EJA, Ambiente Escolar.