O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98646 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5270 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO." "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar e discutir o trabalho do pedagogo no processo de alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento. É preciso compreender que a alfabetização e letramento são práticas distintas e indissociáveis independentes e simultâneas. A alfabetização não se acontece por um processo de memorização e repetição de informação. Para realização dessa pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas, que corroboram com a temática em estudo, uma vez que é de suma importância para universalização acerca da alfabetização de jovens e adultos. O pedagogo é o profissional que lida com o ser humano, com as diferentes formas e culturas da sociedade. Ele pesquisa e entende as necessidades de todos os segmentos que fazem parte do ambiente escolar. De acordo com Freire (1996, p. 28) o docente não deve se limitar aos ensinamentos dos conteúdos, mas, sobretudo, ensinar a pensar, pois “pensar é não estarmos demasiado certos de nossas certezas”. O pensar de maneira adequada permite aos discentes seja eles crianças, adolescentes ou adultos, se colocarem como sujeitos históricos, de modo a se conhecerem e ao mundo no qual estão inseridos, intervindo no mesmo, isto é, aprende-se a partir dos conhecimentos já existentes e daqueles que serão ressignificados mais adiante respeitando também os saberes do senso comum e a capacidade criadora de cada indivíduo. Nesta perspectiva, este trabalho qualifica-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória. No aprofundamento teórico a pesquisa contempla subtópicos como Alfabetização e Letramento. O Pedagogo como Mediador do Processo de Alfabetização e uma Aliança entre Alfabetização e Letramento. Palavras- Chave: Alfabetização e Letramento, Pedagogo, EJA, Ambiente Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID969_TB5270_05102023000026.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FERNANDO" "autor_email" => "jfernandinho2.2@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98646 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5270 "inscrito_id" => 969 "titulo" => "O PAPEL DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO." "resumo" => "RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar e discutir o trabalho do pedagogo no processo de alfabetização de jovens e adultos na perspectiva do letramento. É preciso compreender que a alfabetização e letramento são práticas distintas e indissociáveis independentes e simultâneas. A alfabetização não se acontece por um processo de memorização e repetição de informação. Para realização dessa pesquisa foram realizadas pesquisas bibliográficas, que corroboram com a temática em estudo, uma vez que é de suma importância para universalização acerca da alfabetização de jovens e adultos. O pedagogo é o profissional que lida com o ser humano, com as diferentes formas e culturas da sociedade. Ele pesquisa e entende as necessidades de todos os segmentos que fazem parte do ambiente escolar. De acordo com Freire (1996, p. 28) o docente não deve se limitar aos ensinamentos dos conteúdos, mas, sobretudo, ensinar a pensar, pois “pensar é não estarmos demasiado certos de nossas certezas”. O pensar de maneira adequada permite aos discentes seja eles crianças, adolescentes ou adultos, se colocarem como sujeitos históricos, de modo a se conhecerem e ao mundo no qual estão inseridos, intervindo no mesmo, isto é, aprende-se a partir dos conhecimentos já existentes e daqueles que serão ressignificados mais adiante respeitando também os saberes do senso comum e a capacidade criadora de cada indivíduo. Nesta perspectiva, este trabalho qualifica-se como uma pesquisa qualitativa e exploratória. No aprofundamento teórico a pesquisa contempla subtópicos como Alfabetização e Letramento. O Pedagogo como Mediador do Processo de Alfabetização e uma Aliança entre Alfabetização e Letramento. Palavras- Chave: Alfabetização e Letramento, Pedagogo, EJA, Ambiente Escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID969_TB5270_05102023000026.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ FERNANDO" "autor_email" => "jfernandinho2.2@hotmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }