USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95196 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 11030 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este texto objetiva analisar a inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs como recursos didático-pedagógicos nas aulas de língua portuguesa. De acordo com Martines (2018), uma das ferramentas que pode ser usada como complemento na aprendizagem é o computador, pois, segundo a autora, essa ferramenta incentiva o interesse do aluno a querer aprender ao mesmo tempo em que promove satisfação tanto para o educador quanto para o educando. Metodologicamente, a pesquisa tem um caráter qualitativo, faz uso da pesquisa de campo e utiliza a entrevista como forma de construção dos dados. Teoricamente, utilizamos os estudos de Lévy (1999) sobre a Cibercultura, abordando o impacto das novas tecnologias, a essência da cibercultura e os problemas que a cercam, além dos estudos de Almeida e Prado (2009) e Moran, Masetto e Behreens (2000) que tratam da utilização das TICs como ferramentas didático-pedagógicas. Por fim, os dados preliminares nos levam a compreender que a utilização das TICs como recurso didático-pedagógico auxiliar no processo de processo de ensino-aprendizagem, assim como torna a prática docente mais atrativa aos educandos, na medida em que assume uma linguagem que lhe é mais familiar atualmente, a dos aplicativos e redes sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11030_TB734_23092023175322.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DOS SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.eduarda.almeida@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95196 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 11030 "titulo" => "USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este texto objetiva analisar a inserção das novas Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs como recursos didático-pedagógicos nas aulas de língua portuguesa. De acordo com Martines (2018), uma das ferramentas que pode ser usada como complemento na aprendizagem é o computador, pois, segundo a autora, essa ferramenta incentiva o interesse do aluno a querer aprender ao mesmo tempo em que promove satisfação tanto para o educador quanto para o educando. Metodologicamente, a pesquisa tem um caráter qualitativo, faz uso da pesquisa de campo e utiliza a entrevista como forma de construção dos dados. Teoricamente, utilizamos os estudos de Lévy (1999) sobre a Cibercultura, abordando o impacto das novas tecnologias, a essência da cibercultura e os problemas que a cercam, além dos estudos de Almeida e Prado (2009) e Moran, Masetto e Behreens (2000) que tratam da utilização das TICs como ferramentas didático-pedagógicas. Por fim, os dados preliminares nos levam a compreender que a utilização das TICs como recurso didático-pedagógico auxiliar no processo de processo de ensino-aprendizagem, assim como torna a prática docente mais atrativa aos educandos, na medida em que assume uma linguagem que lhe é mais familiar atualmente, a dos aplicativos e redes sociais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11030_TB734_23092023175322.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA DOS SANTOS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA" "autor_email" => "maria.eduarda.almeida@alu" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }