MÚSICAS QUE TRABALHAM AUTOESTIMA NEGRA: MINHA EXPERIÊNCIA COM EMICIDA, DJONGA E BACO EXU DO BLUES APRENDENDO A RESISTIR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 2220 "titulo" => "MÚSICAS QUE TRABALHAM AUTOESTIMA NEGRA: MINHA EXPERIÊNCIA COM EMICIDA, DJONGA E BACO EXU DO BLUES APRENDENDO A RESISTIR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência com as músicas de cantores do Rap/Hip hop brasileiro atual e a importância para minha formação enquanto ser social. Para além de apresentar as canções como forma de representação da realidade e mostrar como as músicas são ótimas ferramentas antirracistas, voltadas para a valorização e o empoderamento da população negra brasileira. Dessa forma, surge a questão de como as músicas destes três cantores Emicida, Djonga e Baco Exu do Blues me ajudam a melhorar a minha auto estima, a consciência racial e o processo de resistência contra o racismo. Justifica-se, assim, este trabalho, pois as músicas são instrumentos importantes para a obtenção de conhecimento através de uma linguagem poética que retrata situações da realidade. Os cantores foram escolhidos pelo fato das suas músicas conterem várias críticas à realidade na qual a população negra está inserida no Brasil e me ajudam a entender melhor, a ser melhor e me aceitar do jeito que eu sou e devo ser. A metodologia será pesquisa qualitativa, pautada nas escrevivências, criadas por Conceição Evaristo, como modo de auto narrar-se, relacionando essas escritas de si com as músicas desses cantores antirracistas. Como resultado da pesquisa destaca-se que as canções são muito importantes para mim, bem como para outros jovens negros, como forma de aprendizado e resistência ao sistema de opressão sobre os corpos negros. Além disso, é uma ótima ferramenta de divulgação de pautas antirracistas e promoção da beleza, melhorando a autoestima da população negra, principalmente a minha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2220_TB749_15112023231557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVO LISBOA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "OLAVO LISBOA" "autor_email" => "olavo.lisboa@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95209 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 2220 "titulo" => "MÚSICAS QUE TRABALHAM AUTOESTIMA NEGRA: MINHA EXPERIÊNCIA COM EMICIDA, DJONGA E BACO EXU DO BLUES APRENDENDO A RESISTIR" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo relatar minha experiência com as músicas de cantores do Rap/Hip hop brasileiro atual e a importância para minha formação enquanto ser social. Para além de apresentar as canções como forma de representação da realidade e mostrar como as músicas são ótimas ferramentas antirracistas, voltadas para a valorização e o empoderamento da população negra brasileira. Dessa forma, surge a questão de como as músicas destes três cantores Emicida, Djonga e Baco Exu do Blues me ajudam a melhorar a minha auto estima, a consciência racial e o processo de resistência contra o racismo. Justifica-se, assim, este trabalho, pois as músicas são instrumentos importantes para a obtenção de conhecimento através de uma linguagem poética que retrata situações da realidade. Os cantores foram escolhidos pelo fato das suas músicas conterem várias críticas à realidade na qual a população negra está inserida no Brasil e me ajudam a entender melhor, a ser melhor e me aceitar do jeito que eu sou e devo ser. A metodologia será pesquisa qualitativa, pautada nas escrevivências, criadas por Conceição Evaristo, como modo de auto narrar-se, relacionando essas escritas de si com as músicas desses cantores antirracistas. Como resultado da pesquisa destaca-se que as canções são muito importantes para mim, bem como para outros jovens negros, como forma de aprendizado e resistência ao sistema de opressão sobre os corpos negros. Além disso, é uma ótima ferramenta de divulgação de pautas antirracistas e promoção da beleza, melhorando a autoestima da população negra, principalmente a minha." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2220_TB749_15112023231557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLAVO LISBOA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "OLAVO LISBOA" "autor_email" => "olavo.lisboa@uft.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }