UMA ANÁLISE SOBRE A FINALIDADE DA ESCOLA PELA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 11072 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A FINALIDADE DA ESCOLA PELA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE" "resumo" => "Discutir sobre educação, escola, ensino, aprendizagem e seus impactos na sociedade sempre mobilizou pesquisas ao longo dos anos no interior da academia, mas de fato, o que interessa por meio deste é pensar na “finalidade das escolas”. Ciente de que o conceito de “finalidade da escola” é algo amplo e historicamente definido, parte-se da ideia de Dermeval Saviani (1980, 1983), “o qual atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente” (CARDOSO e LARA, 2009, p. 1314) Nesse sentido, discorrer sobre a melhoria da educação confere na também entender o conceito de qualidade, a qual implica diretamente na atenção dada às diferenças “segundo pertencimento étnico, a consciência de gênero, a orientação sexual, as idades e as origens geográficas” (BRASIL, 2009, p. 10).” De maneira específica, a educação brasileira é desafiada pela própria dimensão geográfica continental do país, uma vez que reconhecer a cultura de um povo tão heterogêneo e diversificado se torna algo essencial, contudo, apoiar esse reconhecimento sem classificação social é um desafio ainda maior. Logo, pensar que a função da escola tem estreita relação com o respeito às diferenças, compreender que não há um aspecto cultural que se sobressai a outro, devendo ainda ser desenvolvido como competência da educação básica pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC a valorização da diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que nos possibilitem compreender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas voltadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018)" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11072_TB752_27042023100653.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FAGUNDES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.sec.laguna@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 752 "inscrito_id" => 11072 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE A FINALIDADE DA ESCOLA PELA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE" "resumo" => "Discutir sobre educação, escola, ensino, aprendizagem e seus impactos na sociedade sempre mobilizou pesquisas ao longo dos anos no interior da academia, mas de fato, o que interessa por meio deste é pensar na “finalidade das escolas”. Ciente de que o conceito de “finalidade da escola” é algo amplo e historicamente definido, parte-se da ideia de Dermeval Saviani (1980, 1983), “o qual atribui à escola a função de promover o homem e, nessa perspectiva, propõe melhorias profundas na formação docente e no ensino discente” (CARDOSO e LARA, 2009, p. 1314) Nesse sentido, discorrer sobre a melhoria da educação confere na também entender o conceito de qualidade, a qual implica diretamente na atenção dada às diferenças “segundo pertencimento étnico, a consciência de gênero, a orientação sexual, as idades e as origens geográficas” (BRASIL, 2009, p. 10).” De maneira específica, a educação brasileira é desafiada pela própria dimensão geográfica continental do país, uma vez que reconhecer a cultura de um povo tão heterogêneo e diversificado se torna algo essencial, contudo, apoiar esse reconhecimento sem classificação social é um desafio ainda maior. Logo, pensar que a função da escola tem estreita relação com o respeito às diferenças, compreender que não há um aspecto cultural que se sobressai a outro, devendo ainda ser desenvolvido como competência da educação básica pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC a valorização da diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que nos possibilitem compreender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas voltadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade (BRASIL, 2018)" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11072_TB752_27042023100653.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA FAGUNDES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana.sec.laguna@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }