APRENDIZAGEM INTERATIVA: ENSINANDO PORTAS LÓGICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95304 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 870 "inscrito_id" => 8316 "titulo" => "APRENDIZAGEM INTERATIVA: ENSINANDO PORTAS LÓGICAS" "resumo" => "A cultura maker tem ganhado cada vez mais espaço na educação, uma vez que incentiva a aprendizagem ativa e a criatividade por meio da experimentação e do trabalho manual. A ideia é que os estudantes se tornem mais autônomos e confiantes em seus projetos, desenvolvendo habilidades que vão além do conteúdo dos livros. Nesse sentido, o projeto da maquete/livro com portas lógicas, representa uma excelente iniciativa em cultura maker, uma vez que permite aos alunos entrarem em contato com conceitos complexos de eletrônica de uma forma mais intuitiva e interessante. As portas lógicas OR, AND e NOT, serão o foco inicial para testes, que, ao serem conectadas a sensores no circuito, permitirão a noção de página e identificação da função do botão e do led. O objetivo fundamental é oferecer uma forma interativa e lúdica de ensino das portas lógicas no contexto da eletrônica digital. O desenvolvimento metodológico deu-se início com pesquisas bibliográficas acerca do tema, seguido por testes com circuitos eletrônicos. Após a verificação, a construção da maquete iniciou-se, utilizando-se da tecnologia de impressão 3D que contribui para tornar o aprendizado mais acessível e adaptável a diferentes níveis de conhecimento. Ao incentivar o ensino prático das portas lógicas, o projeto busca contribuir para o avanço da educação em eletrônica e para a formação de profissionais mais qualificados e autônomos. Espera-se que iniciativas como esta também inspirem outras propostas educacionais em cultura maker e eletrônica, colaborando para uma educação mais inovadora e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8316_TB870_10122023220010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE MARTINS DE MORAES RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Isabelle" "autor_email" => "isabelle.ramalho@escolar." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95304 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 870 "inscrito_id" => 8316 "titulo" => "APRENDIZAGEM INTERATIVA: ENSINANDO PORTAS LÓGICAS" "resumo" => "A cultura maker tem ganhado cada vez mais espaço na educação, uma vez que incentiva a aprendizagem ativa e a criatividade por meio da experimentação e do trabalho manual. A ideia é que os estudantes se tornem mais autônomos e confiantes em seus projetos, desenvolvendo habilidades que vão além do conteúdo dos livros. Nesse sentido, o projeto da maquete/livro com portas lógicas, representa uma excelente iniciativa em cultura maker, uma vez que permite aos alunos entrarem em contato com conceitos complexos de eletrônica de uma forma mais intuitiva e interessante. As portas lógicas OR, AND e NOT, serão o foco inicial para testes, que, ao serem conectadas a sensores no circuito, permitirão a noção de página e identificação da função do botão e do led. O objetivo fundamental é oferecer uma forma interativa e lúdica de ensino das portas lógicas no contexto da eletrônica digital. O desenvolvimento metodológico deu-se início com pesquisas bibliográficas acerca do tema, seguido por testes com circuitos eletrônicos. Após a verificação, a construção da maquete iniciou-se, utilizando-se da tecnologia de impressão 3D que contribui para tornar o aprendizado mais acessível e adaptável a diferentes níveis de conhecimento. Ao incentivar o ensino prático das portas lógicas, o projeto busca contribuir para o avanço da educação em eletrônica e para a formação de profissionais mais qualificados e autônomos. Espera-se que iniciativas como esta também inspirem outras propostas educacionais em cultura maker e eletrônica, colaborando para uma educação mais inovadora e transformadora." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID8316_TB870_10122023220010.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLE MARTINS DE MORAES RAMALHO" "autor_nome_curto" => "Isabelle" "autor_email" => "isabelle.ramalho@escolar." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }