A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: COMO INCENTIVAR O HÁBITO DE LEITURA DESDE CEDO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 937 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: COMO INCENTIVAR O HÁBITO DE LEITURA DESDE CEDO?" "resumo" => "A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e, principalmente, sociointeracional de uma criança em desenvolvimento. A primeira fase da infância é o período em que as crianças estão mais abertas para aprender e absorver as novas informações que lhes são proporcionadas, tornando esse momento uma fase crucial para incentivar o hábito da leitura precoce. Neste trabalho, discutiremos a importância da leitura na primeira infância, apresentando propostas de metodologias e recursos que ajudam a incentivar o hábito da leitura nos/as pequenos/as. Segundo Vygotsky (2001), em sua Teoria Sociocultural, a leitura compartilhada entre adultos e crianças cria uma zona de desenvolvimento proximal na qual a criança é capaz de avançar em seu desenvolvimento cognitivo, por meio da interação com um adulto mais experiente. Esse aspecto cognitivo da leitura encontra respaldo nas pesquisas de Kleiman (2009), Ribeiro (2016) e Bencke (2020), por exemplo. Além disso, a leitura em voz alta ajuda a desenvolver habilidades de linguagem, incluindo o vocabulário, a compreensão oral e a capacidade de contar histórias, habilidades tão requeridas atualmente com a chegada da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Tomando como referência o aporte teórico apresentado, buscaremos apresentar um apanhado dos resultados das pesquisas mais atuais sobre os principais formatos, recursos e concepções de leitura predominantes em escolas de educação básica brasileiras. Os resultados prévios sugerem uma mudança paradigmática na forma de os/as alunos/as e professores/as conceberem a prática da leitura, todavia com olhares predominantemente estáticos ao uso de recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID887_TB937_16112023151431.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA MARIA CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaoliveir4@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95360 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 937 "inscrito_id" => 887 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA PRIMEIRA INFÂNCIA: COMO INCENTIVAR O HÁBITO DE LEITURA DESDE CEDO?" "resumo" => "A leitura é uma das habilidades mais importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional e, principalmente, sociointeracional de uma criança em desenvolvimento. A primeira fase da infância é o período em que as crianças estão mais abertas para aprender e absorver as novas informações que lhes são proporcionadas, tornando esse momento uma fase crucial para incentivar o hábito da leitura precoce. Neste trabalho, discutiremos a importância da leitura na primeira infância, apresentando propostas de metodologias e recursos que ajudam a incentivar o hábito da leitura nos/as pequenos/as. Segundo Vygotsky (2001), em sua Teoria Sociocultural, a leitura compartilhada entre adultos e crianças cria uma zona de desenvolvimento proximal na qual a criança é capaz de avançar em seu desenvolvimento cognitivo, por meio da interação com um adulto mais experiente. Esse aspecto cognitivo da leitura encontra respaldo nas pesquisas de Kleiman (2009), Ribeiro (2016) e Bencke (2020), por exemplo. Além disso, a leitura em voz alta ajuda a desenvolver habilidades de linguagem, incluindo o vocabulário, a compreensão oral e a capacidade de contar histórias, habilidades tão requeridas atualmente com a chegada da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Tomando como referência o aporte teórico apresentado, buscaremos apresentar um apanhado dos resultados das pesquisas mais atuais sobre os principais formatos, recursos e concepções de leitura predominantes em escolas de educação básica brasileiras. Os resultados prévios sugerem uma mudança paradigmática na forma de os/as alunos/as e professores/as conceberem a prática da leitura, todavia com olhares predominantemente estáticos ao uso de recursos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID887_TB937_16112023151431.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA MARIA CARVALHO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "ericaoliveir4@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC (CESMAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }