EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIGITAL: DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 11697 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIGITAL: DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Atipicamente, estamos enfrentando uma crise humanitária de saúde sem precedentes, e que foi capaz de gerar o caos na economia e na educação. O Brasil teve que se adaptar e cria novas formas de acesso à educação e o ensino remoto emergencial foi a proposta do governo, contudo, tem recebido diversas críticas em relação a forma como foi implantado, visto que não garantia uma educação igualitária e inclusiva. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar quais foram os principais desafios enfrentados pela comunidade escolar para a implantação e efetivação do acesso à uma educação inclusiva digital, destinada a alunos com necessidades especiais durante o ensino remoto emergencial. O presente estudo tem uma base metodológica de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento técnico uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Os resultados tem apontado, principalmente, para a omissão do Estado em propor projetos educacionais para dá apoio ou orientação à educação inclusiva no início da pandemia. Além disso, as desigualdades sociais, falta de acesso a tecnologias digitais e despreparo dos professores em relação a estudantes com necessidades especiais, tem demonstrado que o ensino remoto é seletivo e pouco ou nada inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11697_TB957_30042023190446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NATAN TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Natan" "autor_email" => "fnts5050@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95375 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 957 "inscrito_id" => 11697 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIGITAL: DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Atipicamente, estamos enfrentando uma crise humanitária de saúde sem precedentes, e que foi capaz de gerar o caos na economia e na educação. O Brasil teve que se adaptar e cria novas formas de acesso à educação e o ensino remoto emergencial foi a proposta do governo, contudo, tem recebido diversas críticas em relação a forma como foi implantado, visto que não garantia uma educação igualitária e inclusiva. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar quais foram os principais desafios enfrentados pela comunidade escolar para a implantação e efetivação do acesso à uma educação inclusiva digital, destinada a alunos com necessidades especiais durante o ensino remoto emergencial. O presente estudo tem uma base metodológica de cunho bibliográfico de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento técnico uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Os resultados tem apontado, principalmente, para a omissão do Estado em propor projetos educacionais para dá apoio ou orientação à educação inclusiva no início da pandemia. Além disso, as desigualdades sociais, falta de acesso a tecnologias digitais e despreparo dos professores em relação a estudantes com necessidades especiais, tem demonstrado que o ensino remoto é seletivo e pouco ou nada inclusivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11697_TB957_30042023190446.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO NATAN TAVARES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Natan" "autor_email" => "fnts5050@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }