ROCHA, Luiza Alice Lima et al.. O papel do gestor na gestão democrática. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/95409>. Acesso em: 22/11/2024 19:06
A gestão escolar é o pilar da instituição de ensino, e a principal responsável pelo gerenciamento das atividades e funcionamento da escola. Esta por sua vez, deve estar sempre propondo ações que visem a participação da comunidade escolar (alunos, pais, professores, núcleo gestor e demais funcionários), a fim de obter como principal resultado uma educação de melhor qualidade e o estimulo da cidadania por parte de todos os envolvidos. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o papel do gestor escolar na busca e efetivação de uma Gestão Democrática. A democratização da gestão escolar, vista hoje como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais no mundo torna-se cada dia mais necessária para a qualidade da educação. Mas, o que é gestão democrática? Qual a relação entre escola democrática e qualidade de ensino? Essas indagações guiaram o estudo aqui apresentado e serão nossas questões orientadoras, pois são algumas das principais dúvidas relacionadas ao tema deste trabalho. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória e buscamos nos apoiar nos estudos de CHANLAT (2008), CURY (2001), LIBÂNEO (2017), LÜCK (1997,2011) entre outros pesquisadores e documentos norteadores da educação brasileira. A partir dos estudos bibliográficos realizados, constatamos que a gestão democrática necessita ser implementada verdadeiramente nas escolas, deixando de ser somente uma política educacional e que deve - se trazer para a vivência diária da entidade todos os membros do colegiado, promovendo a participação efetiva de toda a comunidade escolar nos processos que envolvem as instituições de ensino.