O PAPEL DO GESTOR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95409 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1013 "inscrito_id" => 2003 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "A gestão escolar é o pilar da instituição de ensino, e a principal responsável pelo gerenciamento das atividades e funcionamento da escola. Esta por sua vez, deve estar sempre propondo ações que visem a participação da comunidade escolar (alunos, pais, professores, núcleo gestor e demais funcionários), a fim de obter como principal resultado uma educação de melhor qualidade e o estimulo da cidadania por parte de todos os envolvidos. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o papel do gestor escolar na busca e efetivação de uma Gestão Democrática. A democratização da gestão escolar, vista hoje como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais no mundo torna-se cada dia mais necessária para a qualidade da educação. Mas, o que é gestão democrática? Qual a relação entre escola democrática e qualidade de ensino? Essas indagações guiaram o estudo aqui apresentado e serão nossas questões orientadoras, pois são algumas das principais dúvidas relacionadas ao tema deste trabalho. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória e buscamos nos apoiar nos estudos de CHANLAT (2008), CURY (2001), LIBÂNEO (2017), LÜCK (1997,2011) entre outros pesquisadores e documentos norteadores da educação brasileira. A partir dos estudos bibliográficos realizados, constatamos que a gestão democrática necessita ser implementada verdadeiramente nas escolas, deixando de ser somente uma política educacional e que deve - se trazer para a vivência diária da entidade todos os membros do colegiado, promovendo a participação efetiva de toda a comunidade escolar nos processos que envolvem as instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2003_TB1013_10122023091139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ALICE LIMA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Luiza Rocha" "autor_email" => "luizalicelr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95409 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1013 "inscrito_id" => 2003 "titulo" => "O PAPEL DO GESTOR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "A gestão escolar é o pilar da instituição de ensino, e a principal responsável pelo gerenciamento das atividades e funcionamento da escola. Esta por sua vez, deve estar sempre propondo ações que visem a participação da comunidade escolar (alunos, pais, professores, núcleo gestor e demais funcionários), a fim de obter como principal resultado uma educação de melhor qualidade e o estimulo da cidadania por parte de todos os envolvidos. A pesquisa aqui apresentada tem como objetivo analisar o papel do gestor escolar na busca e efetivação de uma Gestão Democrática. A democratização da gestão escolar, vista hoje como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais no mundo torna-se cada dia mais necessária para a qualidade da educação. Mas, o que é gestão democrática? Qual a relação entre escola democrática e qualidade de ensino? Essas indagações guiaram o estudo aqui apresentado e serão nossas questões orientadoras, pois são algumas das principais dúvidas relacionadas ao tema deste trabalho. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa e exploratória e buscamos nos apoiar nos estudos de CHANLAT (2008), CURY (2001), LIBÂNEO (2017), LÜCK (1997,2011) entre outros pesquisadores e documentos norteadores da educação brasileira. A partir dos estudos bibliográficos realizados, constatamos que a gestão democrática necessita ser implementada verdadeiramente nas escolas, deixando de ser somente uma política educacional e que deve - se trazer para a vivência diária da entidade todos os membros do colegiado, promovendo a participação efetiva de toda a comunidade escolar nos processos que envolvem as instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2003_TB1013_10122023091139.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZA ALICE LIMA ROCHA" "autor_nome_curto" => "Luiza Rocha" "autor_email" => "luizalicelr@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }