Há mais de quinze anos produzindo pesquisa na área de ensino de Física e discutindo o papel do professor dentro da sala de aula, o grupo PROENFIS busca uma aproximação cada vez maior entre a pesquisa e a sala de aula. Alunos da graduação do Instituto de Física da UFRJ, mestrandos e doutorandos, da UFRJ e do IOC (Instituto Oswaldo Cruz), participam do projeto discutindo metodologias, produzindo e aplicando materiais para serem usados no ensino de Física. São, na grande maioria, atividades investigativas, com enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Nesse trabalho vamos apresentar propostas, retiradas das dissertações de mestrado de integrantes do grupo, que dialogam com os objetos de conhecimento da nova BNCC, para o médio e apresentar os temas de Física explorados nos roteiros desenvolvidos pelo grupo. Com os roteiros das atividades desenvolvidas pelos colaboradores, identificamos quais temas eram objetos de conhecimento e de que unidade temática eles faziam parte, mostrando que iam ao encontro das habilidades e competências utilizadas na matriz de referência do ENEM e da nova BNCC. Temos a oportunidade, com essa pesquisa, de discutir e aprofundar alguns temas norteadores para pesquisa de metodologias e práticas que podemos levar para nossas aulas. Com os resultados apresentamos indícios para relacionar as atividades de pesquisa em ensino de Física do PROENFIS e suas diferentes propostas de referenciais e metodologias, com uma possível mudança na postura dos professores envolvidos.