A IDENTIDADE SURDA E O CURRÍCULO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1346 "inscrito_id" => 5899 "titulo" => "A IDENTIDADE SURDA E O CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A identidade é construída por aspectos essencialistas (por semelhança) e não essencialistas (pela diferença), somados a símbolos de referências. Ou seja, o indivíduo é constituído pelas suas peculiaridades mas também pelas características compartilhadas, por isso é importante para formação da identidade da pessoa surda, que suas singularidades sejam valorizadas, tenham contato com seus semelhantes e pontos de referências. Nesse sentido, o currículo escolar encontra-se como uma das referências presentes na vida dos alunos surdos, principalmente porque, entre tantas coisas, também é forjador de identidade, logo, é importante saber como o currículo tem abraçado as diversidades das Identidades surda. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico com base em autores como SILVA (2005, 2014), HONORA (2014), MAZZOTA (2011), seguido por uma entrevista semiestruturada com alunos surdos e uma professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, localizada na cidade de Imperatriz, para compreender a relação entre currículo e identidade e como os alunos surdos percebem essas relações no meio escolar. Desse modo, foi possível constatar que o currículo, o posicionamento do professor e as tomadas de decisões afetam de forma significativa a construção da identidade do estudante surdo, principalmente, ao não ser percebido e não possuir pontos de referência dessa identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5899_TB1346_10122023220749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA VIANA CORREIA" "autor_nome_curto" => "Ana Clara" "autor_email" => "ana.claracv090@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95666 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1346 "inscrito_id" => 5899 "titulo" => "A IDENTIDADE SURDA E O CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "A identidade é construída por aspectos essencialistas (por semelhança) e não essencialistas (pela diferença), somados a símbolos de referências. Ou seja, o indivíduo é constituído pelas suas peculiaridades mas também pelas características compartilhadas, por isso é importante para formação da identidade da pessoa surda, que suas singularidades sejam valorizadas, tenham contato com seus semelhantes e pontos de referências. Nesse sentido, o currículo escolar encontra-se como uma das referências presentes na vida dos alunos surdos, principalmente porque, entre tantas coisas, também é forjador de identidade, logo, é importante saber como o currículo tem abraçado as diversidades das Identidades surda. A presente pesquisa é de cunho bibliográfico com base em autores como SILVA (2005, 2014), HONORA (2014), MAZZOTA (2011), seguido por uma entrevista semiestruturada com alunos surdos e uma professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, localizada na cidade de Imperatriz, para compreender a relação entre currículo e identidade e como os alunos surdos percebem essas relações no meio escolar. Desse modo, foi possível constatar que o currículo, o posicionamento do professor e as tomadas de decisões afetam de forma significativa a construção da identidade do estudante surdo, principalmente, ao não ser percebido e não possuir pontos de referência dessa identidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5899_TB1346_10122023220749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA VIANA CORREIA" "autor_nome_curto" => "Ana Clara" "autor_email" => "ana.claracv090@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }