PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95685 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1368 "inscrito_id" => 12591 "titulo" => "PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659bfc6eb9152_08012024104518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-08 10:45:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA REBECA ALVES DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isadora.silva@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95685 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1368 "inscrito_id" => 12591 "titulo" => "PROCESSO DE INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E SEUS IMPASSES NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Esse escrito consiste de um trabalho de Iniciação científica com foco no ensino e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A princípio, os objetivos específicos para este trabalho são: “(1) Conhecer e discutir as estratégias usadas para inclusão do aluno com TEA e os limites que se apresentam a esta prática de inclusão; (2) Analisar as concepções dos professores/monitores da sala de aula regular e dos especialistas da Sala de Atendimento Educacional Especializado sobre a inclusão do aluno com TEA." Para além desses objetivos, também foi discutida a necessidade de capacitação de professores e acompanhantes com profissionais qualificados visando a melhoria no processo de ensino, trazendo resultados significativos. Previamente fora feito um levantamento bibliográfico, para compreender como estavam as publicações de artigos relacionados com a temática principal, posteriormente foram levantados dados que trouxessem informações da legislação vigente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, seus direitos básicos à saúde, educação, lazer e afins. Após o levantamento bibliográfico, foi iniciada uma pesquisa de campo em um município do Estado de Alagoas - Matriz de Camaragibe -, algumas escolas foram entrevistadas. Metodologicamente, adotamos a entrevista semiestruturada em questionários objetivos realizada com o diretor da escola e com os professores de ensino regular, todo o trabalho seguiu em caráter sigiloso/confidencial. Os resultados mostram que grande parte dos docentes apresentam lacunas de conhecimento sobre esse transtorno, além de várias dificuldades, como elaboração do plano de desenvolvimento individual e desenvolvimento de intervenções Pedagógicas. Ficou claro também que, a gestão escolar em si necessita de profissionais qualificados para fornecer capacitação de qualidade para toda a comunidade docente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659bfc6eb9152_08012024104518.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-08 10:45:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISADORA REBECA ALVES DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ISADORA" "autor_email" => "isadora.silva@iqb.ufal.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }