UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O CONCEITO DE CONHECIMENTO À LUZ DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 12090 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O CONCEITO DE CONHECIMENTO À LUZ DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO." "resumo" => "O conhecimento desempenha papel fundamental na construção da nossa sociedade, bem como é uma alavanca para o crescimento político, tecnológico, econômico e social. A forma e a velocidade com que temos produzido e acessado informações vem se transformando a cada dia, o que impacta diretamente o mercado. O artigo tem como objetivo analisar à luz das Teorias da Administração a evolução do conceito de treinamento e desenvolvimento para educação corporativa e sua relação com a percepção e utilização do conhecimento dentro das organizações, desde a Teoria Taylorista no período da Sociedade Industrial até os dias atuais, onde há uma produção compartilhada e voluntária de conhecimento - “Crowdsoucing” - na era da Sociedade em Rede. Nesse contexto, mostra-se que tem ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma da “racionalidade técnica”, que promovam aprendizados a partir da experiência profissional e da troca entre os funcionários, propostas essas que viabilizam as possibilidades de um aprendizado contínuo e ao longo da vida. Dessa forma, traça-se uma linha histórica dos modelos de treinamento até as atuais universidades corporativas adotadas pelas empresas, considerando os contextos sociais de cada época, os cenários políticos e econômicos e avalia-se seus impactos para os funcionários e as organizações. Por meio de uma análise detalhada das referências bibliográficas, descreve-se o processo pelo qual se evidenciou que o Capital Intelectual é o grande diferencial que as corporações possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12090_TB1408_08112023162009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA DE ARAUJO SILVA WEBER" "autor_nome_curto" => "ANA RITA WEBER" "autor_email" => "olguana@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95717 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1408 "inscrito_id" => 12090 "titulo" => "UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO CORPORATIVA E O CONCEITO DE CONHECIMENTO À LUZ DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO." "resumo" => "O conhecimento desempenha papel fundamental na construção da nossa sociedade, bem como é uma alavanca para o crescimento político, tecnológico, econômico e social. A forma e a velocidade com que temos produzido e acessado informações vem se transformando a cada dia, o que impacta diretamente o mercado. O artigo tem como objetivo analisar à luz das Teorias da Administração a evolução do conceito de treinamento e desenvolvimento para educação corporativa e sua relação com a percepção e utilização do conhecimento dentro das organizações, desde a Teoria Taylorista no período da Sociedade Industrial até os dias atuais, onde há uma produção compartilhada e voluntária de conhecimento - “Crowdsoucing” - na era da Sociedade em Rede. Nesse contexto, mostra-se que tem ganhado destaque alternativas educacionais que permitem ir além do paradigma da “racionalidade técnica”, que promovam aprendizados a partir da experiência profissional e da troca entre os funcionários, propostas essas que viabilizam as possibilidades de um aprendizado contínuo e ao longo da vida. Dessa forma, traça-se uma linha histórica dos modelos de treinamento até as atuais universidades corporativas adotadas pelas empresas, considerando os contextos sociais de cada época, os cenários políticos e econômicos e avalia-se seus impactos para os funcionários e as organizações. Por meio de uma análise detalhada das referências bibliográficas, descreve-se o processo pelo qual se evidenciou que o Capital Intelectual é o grande diferencial que as corporações possuem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12090_TB1408_08112023162009.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RITA DE ARAUJO SILVA WEBER" "autor_nome_curto" => "ANA RITA WEBER" "autor_email" => "olguana@hotmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC (SENACSP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }