RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO VIII CONEDU
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95797 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1514 "inscrito_id" => 1279 "titulo" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO VIII CONEDU" "resumo" => "O raciocínio combinatório é um modo de pensar constituintes do raciocínio lógico-matemático. Fornecendo ferramentas que possibilitam a relação entre conjuntos de elementos, o pensamento proporcional e a compreensão de eventos aleatórios. Nesse cenário, é possível questionar o que tem sido publicado atualmente sobre o ensino de Matemática relacionado ao Raciocínio Combinatório, bem como quais são os conteúdos matemáticos e níveis de ensino mais pesquisados pelos autores. O objetivo deste estudo é analisar como o Raciocínio Combinatório tem sido abordado em pesquisas de Educação Matemática, especificamente nos anais do último Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Buscamos identificar as instituições responsáveis pelos estudos, bem como os conteúdos matemáticos e níveis de ensino que foram investigados nas publicações. Encontramos dois estudos realizados por autores vinculados à Universidade Federal de Campina Grande – UFCG o que pode justificar esse número é o fato de o evento ter sido realizado no estado de Maceió. Os alunos do Ensino Médio foram as principais fontes de informação consultadas. Os conceitos mais abordados foram permutação, arranjo e combinação. A ludicidade e situações problemas foram as metodologias mais utilizadas nas pesquisas. Observamos a necessidade de novas pesquisas que incluam outros níveis de ensino, como o Ensino Fundamental e estudos que abordem o tema na formação inicial e continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1279_TB1514_08052023104022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANJEFFSON SANTOS DE MELO" "autor_nome_curto" => "EVANJEFFSON" "autor_email" => "evanjeffeson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95797 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1514 "inscrito_id" => 1279 "titulo" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO VIII CONEDU" "resumo" => "O raciocínio combinatório é um modo de pensar constituintes do raciocínio lógico-matemático. Fornecendo ferramentas que possibilitam a relação entre conjuntos de elementos, o pensamento proporcional e a compreensão de eventos aleatórios. Nesse cenário, é possível questionar o que tem sido publicado atualmente sobre o ensino de Matemática relacionado ao Raciocínio Combinatório, bem como quais são os conteúdos matemáticos e níveis de ensino mais pesquisados pelos autores. O objetivo deste estudo é analisar como o Raciocínio Combinatório tem sido abordado em pesquisas de Educação Matemática, especificamente nos anais do último Congresso Nacional de Educação - CONEDU. Buscamos identificar as instituições responsáveis pelos estudos, bem como os conteúdos matemáticos e níveis de ensino que foram investigados nas publicações. Encontramos dois estudos realizados por autores vinculados à Universidade Federal de Campina Grande – UFCG o que pode justificar esse número é o fato de o evento ter sido realizado no estado de Maceió. Os alunos do Ensino Médio foram as principais fontes de informação consultadas. Os conceitos mais abordados foram permutação, arranjo e combinação. A ludicidade e situações problemas foram as metodologias mais utilizadas nas pesquisas. Observamos a necessidade de novas pesquisas que incluam outros níveis de ensino, como o Ensino Fundamental e estudos que abordem o tema na formação inicial e continuada de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID1279_TB1514_08052023104022.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVANJEFFSON SANTOS DE MELO" "autor_nome_curto" => "EVANJEFFSON" "autor_email" => "evanjeffeson@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }