O GÊNERO EMERGENTE VLOG DE OPINIÃO: MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95828 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "O GÊNERO EMERGENTE VLOG DE OPINIÃO: MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) adquire relevância nas salas de aula por facilitar e direcionar o trabalho pedagógico do professor. Contudo, em plena era tecnológica, por constituir-se em um suporte impresso, oferece propostas limitadas para os gêneros digitais. Assim, tal estudo surge da necessidade de analisar como o gênero emergente vlog de opinião é apresentado no exemplar do 9º ano da coleção Geração Alpha Língua Portuguesa, da Editora SM, visto que é uma coleção comum na esfera pública e privada, oferecida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2020. Para tanto, avalia-se se os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (2018) são respeitados e aplicados em sua plenitude e, então, propõe-se um trabalho complementar baseado nas contribuições de Rojo e Barbosa (2015), com o intuito de fortalecer a apreensão dos multiletramentos. Assim, o estudo apresenta natureza descritiva, comparativa e propositiva, com abordagem qualitativa (GIL, 2002) alicerçado em material de referencial bibliográfico, referendado pelos estudos de Andrade Filho (2016), Antunes (2003), Marcuschi (2002; 2008; 2010), Rojo (2005; 2012), Travaglia (2011; 2019) e Dionísio (2014). Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se em três partes: na primeira, caracterizou-se a concepção teórico-metodológica da obra; na segunda, compara-se a proposta do LDLP à BNCC; e, por último, sugere-se uma sequência de atividades complementar com o gênero. Logo, compreende-se que, apesar de haver uma preocupação com a inserção de gêneros emergentes no LDLP, em atendimento às especificações da BNCC, observam-se entraves de ordem estrutural e temporal, exigindo um trabalho complementar que dependerá de uma visão ampliada do professor, ou seja, de uma formação sólida e continuada, bem como esbarra em problemas estruturais, resultando na carência de iniciativas inovadoras na escola, razão pela qual persistem muitas lacunas no letramento dos sujeitos, comprometendo o exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11744_TB1550_19112023221307.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS" "autor_nome_curto" => "NATHALLYE" "autor_email" => "nathallyegalvao@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95828 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 11744 "titulo" => "O GÊNERO EMERGENTE VLOG DE OPINIÃO: MULTILETRAMENTOS NO LIVRO DIDÁTICO" "resumo" => "O livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) adquire relevância nas salas de aula por facilitar e direcionar o trabalho pedagógico do professor. Contudo, em plena era tecnológica, por constituir-se em um suporte impresso, oferece propostas limitadas para os gêneros digitais. Assim, tal estudo surge da necessidade de analisar como o gênero emergente vlog de opinião é apresentado no exemplar do 9º ano da coleção Geração Alpha Língua Portuguesa, da Editora SM, visto que é uma coleção comum na esfera pública e privada, oferecida pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), em 2020. Para tanto, avalia-se se os parâmetros estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC – (2018) são respeitados e aplicados em sua plenitude e, então, propõe-se um trabalho complementar baseado nas contribuições de Rojo e Barbosa (2015), com o intuito de fortalecer a apreensão dos multiletramentos. Assim, o estudo apresenta natureza descritiva, comparativa e propositiva, com abordagem qualitativa (GIL, 2002) alicerçado em material de referencial bibliográfico, referendado pelos estudos de Andrade Filho (2016), Antunes (2003), Marcuschi (2002; 2008; 2010), Rojo (2005; 2012), Travaglia (2011; 2019) e Dionísio (2014). Metodologicamente, a pesquisa desenvolveu-se em três partes: na primeira, caracterizou-se a concepção teórico-metodológica da obra; na segunda, compara-se a proposta do LDLP à BNCC; e, por último, sugere-se uma sequência de atividades complementar com o gênero. Logo, compreende-se que, apesar de haver uma preocupação com a inserção de gêneros emergentes no LDLP, em atendimento às especificações da BNCC, observam-se entraves de ordem estrutural e temporal, exigindo um trabalho complementar que dependerá de uma visão ampliada do professor, ou seja, de uma formação sólida e continuada, bem como esbarra em problemas estruturais, resultando na carência de iniciativas inovadoras na escola, razão pela qual persistem muitas lacunas no letramento dos sujeitos, comprometendo o exercício da cidadania." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11744_TB1550_19112023221307.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALLYE GALVÃO DE SOUSA DANTAS" "autor_nome_curto" => "NATHALLYE" "autor_email" => "nathallyegalvao@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }