Este artigo traz a experiência de desenvolvimento de um aplicativo - App, chamado PAULA – Paranoá Aprendendo Utilizando Letramento Analógico. O aplicativo foi desenvolvido para aparelhos telefônicos móveis tipo smartphones na tentativa de alfabetizar usuários do Paranoá e Itapõa, vistos como menos favorecidos em relação ao nível de analfabetismo do DF. Esse App teve como premissa Paulo Freire e suas prerrogativas sobre aprender segundo a vivência do mundo e suas expressões culturais em que os indivíduos estão inseridos. As tarefas do App possibilitaram, inicialmente, o aprendizado sobre a leitura das vogais e, em seguida, ensinamentos sobre palavras da região, das ruas, dos estabelecimentos comerciais, do povo e do seu cotidiano. Inúmeras fotos de letreiros dos ambientes foram tiradas e inseridas nas telas, recriadas como parte de exercícios de aprendizagem, que com pequenos movimentos dos dedos sobre o visor o usuário pode identificar e memorizar tais letras, realizando assim uma leitura de forma lúdica, possibilitando o início de uma nova fase, de evolução cultural e social, crítica e libertadora.