O ESTUDO DO CONCEITO DE CALOR LATENTE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95844 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 10775 "titulo" => "O ESTUDO DO CONCEITO DE CALOR LATENTE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino de calor latente utilizando um experimento por investigação, possibilitando ao aluno um aumento de sua capacidade de argumentação, bem como uma melhor compreensão do conhecimento científico. O calor latente é a quantidade de calor necessária para mudar o estado físico de uma substância sem mudar a sua temperatura. A elaboração e a execução da intervenção ocorreu em uma turma de Ensino Médio na E.E. Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, em Santa Cruz-RN. Os materiais utilizados no experimento foram: vela, gelo, água, termômetro e béquer. A intervenção ocorreu em cinco etapas: avaliação de conhecimentos prévios (onde foram lançados aos alunos perguntas sobre calor e temperatura); demonstração investigativa (onde os alunos foram divididos em grupos, buscando investigar o que acontecia no experimento). Nessa etapa, o gelo foi aquecido até que se transformasse totalmente em água. Ao mesmo tempo, foi aquecido também um outro material para assim mostrar que a mudança de fase ocorre quando o corpo atinge uma certa temperatura. Enquanto isso, os alunos eram questionados sobre as razões para ocorrer transformação da matéria e o termômetro não mostrar variação de temperatura, dentre outras. A terceira etapa ocorreu com a leitura de textos, disponibilizando também um mapa mental. Na sequência foram discutidas três questões para que na quinta e última etapa ocorresse a sistematização do conhecimento, utilizando para isso, uma aula teórica, expositiva e dialogada. No decorrer da intervenção os alunos mostraram-se bastante participativos, uma vez que foram observadas diferentes argumentações durante a construção coletiva do conceito de calor latente. Por fim, é necessário um bom planejamento para que essa prática possa alcançar resultados satisfatórios, uma vez que o ensino por investigação apresenta-se como uma ótima alternativa para utilização em aulas de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10775_TB1572_22112023174250.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON SOUZA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robsonsoza68@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95844 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1572 "inscrito_id" => 10775 "titulo" => "O ESTUDO DO CONCEITO DE CALOR LATENTE POR MEIO DE UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA" "resumo" => "O artigo tem como objetivo apresentar uma alternativa para o ensino de calor latente utilizando um experimento por investigação, possibilitando ao aluno um aumento de sua capacidade de argumentação, bem como uma melhor compreensão do conhecimento científico. O calor latente é a quantidade de calor necessária para mudar o estado físico de uma substância sem mudar a sua temperatura. A elaboração e a execução da intervenção ocorreu em uma turma de Ensino Médio na E.E. Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, em Santa Cruz-RN. Os materiais utilizados no experimento foram: vela, gelo, água, termômetro e béquer. A intervenção ocorreu em cinco etapas: avaliação de conhecimentos prévios (onde foram lançados aos alunos perguntas sobre calor e temperatura); demonstração investigativa (onde os alunos foram divididos em grupos, buscando investigar o que acontecia no experimento). Nessa etapa, o gelo foi aquecido até que se transformasse totalmente em água. Ao mesmo tempo, foi aquecido também um outro material para assim mostrar que a mudança de fase ocorre quando o corpo atinge uma certa temperatura. Enquanto isso, os alunos eram questionados sobre as razões para ocorrer transformação da matéria e o termômetro não mostrar variação de temperatura, dentre outras. A terceira etapa ocorreu com a leitura de textos, disponibilizando também um mapa mental. Na sequência foram discutidas três questões para que na quinta e última etapa ocorresse a sistematização do conhecimento, utilizando para isso, uma aula teórica, expositiva e dialogada. No decorrer da intervenção os alunos mostraram-se bastante participativos, uma vez que foram observadas diferentes argumentações durante a construção coletiva do conceito de calor latente. Por fim, é necessário um bom planejamento para que essa prática possa alcançar resultados satisfatórios, uma vez que o ensino por investigação apresenta-se como uma ótima alternativa para utilização em aulas de Física." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10775_TB1572_22112023174250.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON SOUZA DA ROCHA" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robsonsoza68@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }