É EDUCANDO QUE SE APRENDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA UFCG
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1654 "inscrito_id" => 9158 "titulo" => "É EDUCANDO QUE SE APRENDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA UFCG" "resumo" => "A monitoria é um programa acadêmico instituído no âmbito universitário com vistas a contribuir para a melhoria dos cursos de graduação. Trata-se de um espaço privilegiado de formação visto que, entre outros, é uma atividade de apoio pedagógico ao trabalho docente que possibilita o aprofundamento do conhecimento de um determinado conteúdo, permite o desenvolvimento de estratégias metodológicas de ensino, promove a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, fortalece a relação entre discentes e docentes e estimula o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência. A pandemia de COVID-19 provocou mudanças expressivas nos mais diversos setores sociais, entre os quais podemos destacar o cenário educacional. Neste, em virtude do isolamento social e da necessidade de continuidade das atividades foi instituído o ensino na modalidade remota síncrona e/ou assíncrona o que representou mudanças e desafios para docente e discentes. Considerando esta realidade, iremos relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina Genealogia e Construção da Subjetividade II: Adolescência, componente curricular obrigatório no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de experiência, que irá discorrer acerca das atividades realizadas no período de 2020.2 a 2021.1. Entre os desafios identificamos o pouco ou nenhum retorno visual, o que consideramos ter sido prejudicial à qualidade das relações que são tão importantes no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, o programa de monitoria possibilitou uma maior dinamização das aulas em função da utilização de novas metodologias e experiências pedagógicas, promoveu a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, ao fomentar a criação das condições de aprofundamento teórico-metodológico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. Em vários aspectos contribuiu para potencializar a formação integral dos alunos-monitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9158_TB1654_20112023120356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANOEL HOLANDA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Emmanoel H Melo" "autor_email" => "emmanoelhmf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95910 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1654 "inscrito_id" => 9158 "titulo" => "É EDUCANDO QUE SE APRENDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA NA UFCG" "resumo" => "A monitoria é um programa acadêmico instituído no âmbito universitário com vistas a contribuir para a melhoria dos cursos de graduação. Trata-se de um espaço privilegiado de formação visto que, entre outros, é uma atividade de apoio pedagógico ao trabalho docente que possibilita o aprofundamento do conhecimento de um determinado conteúdo, permite o desenvolvimento de estratégias metodológicas de ensino, promove a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, fortalece a relação entre discentes e docentes e estimula o desenvolvimento de habilidades inerentes à docência. A pandemia de COVID-19 provocou mudanças expressivas nos mais diversos setores sociais, entre os quais podemos destacar o cenário educacional. Neste, em virtude do isolamento social e da necessidade de continuidade das atividades foi instituído o ensino na modalidade remota síncrona e/ou assíncrona o que representou mudanças e desafios para docente e discentes. Considerando esta realidade, iremos relatar a experiência da monitoria remota síncrona e assíncrona da disciplina Genealogia e Construção da Subjetividade II: Adolescência, componente curricular obrigatório no Curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Trata-se de um estudo descritivo, do tipo Relato de experiência, que irá discorrer acerca das atividades realizadas no período de 2020.2 a 2021.1. Entre os desafios identificamos o pouco ou nenhum retorno visual, o que consideramos ter sido prejudicial à qualidade das relações que são tão importantes no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, o programa de monitoria possibilitou uma maior dinamização das aulas em função da utilização de novas metodologias e experiências pedagógicas, promoveu a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, ao fomentar a criação das condições de aprofundamento teórico-metodológico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente. Em vários aspectos contribuiu para potencializar a formação integral dos alunos-monitores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9158_TB1654_20112023120356.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANOEL HOLANDA MELO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Emmanoel H Melo" "autor_email" => "emmanoelhmf@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }