Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO EM EAD EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95977
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1742
    "inscrito_id" => 8877
    "titulo" => "CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO EM EAD EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é explorar a implementação da curadoria digital de conteúdo em EAD como uma prática pedagógica em uma instituição de ensino superior criando conexões significativas entre diferentes áreas de conhecimento. Como justificativa para esse estudo entende-se que a curadoria digital pode ser uma ferramenta valiosa para professores e alunos na construção de um ambiente de aprendizagem mais interativo, personalizado e eficaz. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que se debruçaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos Antunes (2016), Viegas (2019), Freire (2018), Magalhães (2019) entre outros. Nesta pesquisa será abordado o momento em que a instituição de Ensino Centro Universitário UNINTA optou por realizar uma mudança nos materiais didáticos voltados para o EAD, da produção autoral para o processo de curadoria. A intencionalidade além de maior agilidade na produção foi vista em uma perspectiva de construção de aprendizagem mais interativa, colaborativa e personalizada. Através de revisão bibliográfica será analisado os benefícios da curadoria digital para o processo de ensino e aprendizagem, bem como as melhores práticas para a seleção, organização e apresentação de materiais didáticos digitais. No quesito avaliação dos materiais didáticos os docentes procuram manter uma relação na coerência nos objetivos de aprendizagem, mostrando uma avaliação satisfatória dos discentes em relação aos materiais. Os resultados obtidos em relação a mudança de produção autoral para o processo de curadoria, tanto da parte dos professores como dos discentes foi significativa não provocando nenhum impacto. Os professores traçando os objetivos a serem alcançados e os estudantes realizando mais interação e havendo maior número de compartilhamento dos conhecimentos entre eles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8877_TB1742_23092023002556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95977
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1742
    "inscrito_id" => 8877
    "titulo" => "CURADORIA DIGITAL DE CONTEÚDO EM EAD EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é explorar a implementação da curadoria digital de conteúdo em EAD como uma prática pedagógica em uma instituição de ensino superior criando conexões significativas entre diferentes áreas de conhecimento. Como justificativa para esse estudo entende-se que a curadoria digital pode ser uma ferramenta valiosa para professores e alunos na construção de um ambiente de aprendizagem mais interativo, personalizado e eficaz. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que se debruçaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos Antunes (2016), Viegas (2019), Freire (2018), Magalhães (2019) entre outros. Nesta pesquisa será abordado o momento em que a instituição de Ensino Centro Universitário UNINTA optou por realizar uma mudança nos materiais didáticos voltados para o EAD, da produção autoral para o processo de curadoria. A intencionalidade além de maior agilidade na produção foi vista em uma perspectiva de construção de aprendizagem mais interativa, colaborativa e personalizada. Através de revisão bibliográfica será analisado os benefícios da curadoria digital para o processo de ensino e aprendizagem, bem como as melhores práticas para a seleção, organização e apresentação de materiais didáticos digitais. No quesito avaliação dos materiais didáticos os docentes procuram manter uma relação na coerência nos objetivos de aprendizagem, mostrando uma avaliação satisfatória dos discentes em relação aos materiais. Os resultados obtidos em relação a mudança de produção autoral para o processo de curadoria, tanto da parte dos professores como dos discentes foi significativa não provocando nenhum impacto. Os professores traçando os objetivos a serem alcançados e os estudantes realizando mais interação e havendo maior número de compartilhamento dos conhecimentos entre eles."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8877_TB1742_23092023002556.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EVANEIDE DOURADO MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "NEIDE"
    "autor_email" => "neidedourado66@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo desse artigo é explorar a implementação da curadoria digital de conteúdo em EAD como uma prática pedagógica em uma instituição de ensino superior criando conexões significativas entre diferentes áreas de conhecimento. Como justificativa para esse estudo entende-se que a curadoria digital pode ser uma ferramenta valiosa para professores e alunos na construção de um ambiente de aprendizagem mais interativo, personalizado e eficaz. A metodologia utilizada para pesquisa é exploratória, qualitativa, tendo como base a pesquisa bibliográfica a partir da análise de estudiosos que se debruçaram sobre a temática. O estudo envolveu a realização de uma pesquisa bibliográfica considerando como referenciais teóricos Antunes (2016), Viegas (2019), Freire (2018), Magalhães (2019) entre outros. Nesta pesquisa será abordado o momento em que a instituição de Ensino Centro Universitário UNINTA optou por realizar uma mudança nos materiais didáticos voltados para o EAD, da produção autoral para o processo de curadoria. A intencionalidade além de maior agilidade na produção foi vista em uma perspectiva de construção de aprendizagem mais interativa, colaborativa e personalizada. Através de revisão bibliográfica será analisado os benefícios da curadoria digital para o processo de ensino e aprendizagem, bem como as melhores práticas para a seleção, organização e apresentação de materiais didáticos digitais. No quesito avaliação dos materiais didáticos os docentes procuram manter uma relação na coerência nos objetivos de aprendizagem, mostrando uma avaliação satisfatória dos discentes em relação aos materiais. Os resultados obtidos em relação a mudança de produção autoral para o processo de curadoria, tanto da parte dos professores como dos discentes foi significativa não provocando nenhum impacto. Os professores traçando os objetivos a serem alcançados e os estudantes realizando mais interação e havendo maior número de compartilhamento dos conhecimentos entre eles.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.