Este trabalho tem o objetivo de apresentar as vivências dos alunos por meio da Educação Maker, em especial, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Fernandes Gomes, na cidade de Benevides/PA, levando em consideração as práticas executadas na Sala Maker, com auxílio de recursos tecnológicos, como impressora 3D, plotter, cortadora à laser e kits de robótica, proporcionando uma educação cujo aluno é o protagonista no próprio processo de aprendizagem, fortalecendo a cultura do "faça você mesmo". Para isso, faz-se necessário destacar que a cidade de Benevides se encontra em 1º lugar no Estado do Pará e Região Norte do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, respaldada na construção contínua de ações educativas inovadoras e mais eficazes. O município de Benevides tornou-se a primeira cidade a implantar na sua rede de ensino o projeto de Educação Maker, que incentiva e possibilita o acesso às tecnologias e ferramentas pedagógicas para a estruturação de espaços educativos mais acolhedores, acessíveis, que priorizem a diversidade e a criatividade, que, consequentemente, possibilitariam o aumento da frequência dos alunos na escola e interesse pelos conteúdos aplicados em sala de aula. Para isso, este trabalho traz em seu bojo a filosofia de criação autônoma, partindo de ideias disparadoras de soluções-problema, embasadas na teoria de Paulo Freire (1996) e Papert (1980).