DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96007 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1779 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES" "resumo" => "A educação inclusiva é um direito de todos os estudantes portadores de deficiência, porém um dos seus maiores desafios é ainda não atingir de maneira significativa o seu público alvo. Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário mudanças no currículo e na prática do professor, uma vez que a aprendizagem do surdo é diferente do aluno ouvinte. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um recorte da nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso que analisou a importância da Libras para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Dessa forma, será abordado como funciona a inclusão no ambiente escolar para esses alunos e se de fato o ensino vem contribuindo para a integração do surdo na sociedade. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa e colaborativa, que utiliza o diálogo e a colaboração entre os sujeitos, no caso, alunos e professores. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Os resultados apontam que a relação entre o estudante surdo, o ouvinte e o professor com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, contribui de maneira expressiva no seu desenvolvimento escolar. Percebemos, no entanto, que ainda não há por parte do professor o conhecimento da Libras e também as aulas não dispõe de estratégias que envolva o aluno surdo, onde a interação acontece somente com os discentes ouvintes. Constatamos ainda que as leis que amparam a inclusão precisam ser aplicadas como estão explícitas em seus artigos, e é necessário um maior empenho para que aconteça de fato a inclusão na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13295_TB1779_20112023122432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MAYARA RAMALHO DANTAS" "autor_nome_curto" => "CAMILA mayara" "autor_email" => "camilinha.raimundo06@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96007 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1779 "inscrito_id" => 13295 "titulo" => "DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA LIBRAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS SURDOS E OUVINTES" "resumo" => "A educação inclusiva é um direito de todos os estudantes portadores de deficiência, porém um dos seus maiores desafios é ainda não atingir de maneira significativa o seu público alvo. Para que haja inclusão do aluno surdo é necessário mudanças no currículo e na prática do professor, uma vez que a aprendizagem do surdo é diferente do aluno ouvinte. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta um recorte da nossa pesquisa de trabalho de conclusão de curso que analisou a importância da Libras para o ensino e aprendizagem de alunos surdos e ouvintes. Dessa forma, será abordado como funciona a inclusão no ambiente escolar para esses alunos e se de fato o ensino vem contribuindo para a integração do surdo na sociedade. Para isso, adotamos a pesquisa qualitativa e colaborativa, que utiliza o diálogo e a colaboração entre os sujeitos, no caso, alunos e professores. O embasamento teórico são os estudos que abordam a inclusão e o contexto do surdo, como Mantoan (1997), Quadros (2006), Figueira (2011), e Freire (1996), que discute os saberes necessários à prática educativa e para a formação docente. Os resultados apontam que a relação entre o estudante surdo, o ouvinte e o professor com a Língua Brasileira de Sinais – Libras, contribui de maneira expressiva no seu desenvolvimento escolar. Percebemos, no entanto, que ainda não há por parte do professor o conhecimento da Libras e também as aulas não dispõe de estratégias que envolva o aluno surdo, onde a interação acontece somente com os discentes ouvintes. Constatamos ainda que as leis que amparam a inclusão precisam ser aplicadas como estão explícitas em seus artigos, e é necessário um maior empenho para que aconteça de fato a inclusão na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13295_TB1779_20112023122432.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA MAYARA RAMALHO DANTAS" "autor_nome_curto" => "CAMILA mayara" "autor_email" => "camilinha.raimundo06@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO (UFERSA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }