AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96016 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 12960 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO" "resumo" => "A disseminação da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) no ano de 2020 impactou instituições no mundo todo, forçando-as a reconfigurarem suas atividades em razão da determinação de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Na seara educacional, para dar continuidade às atividades educativas, escolas e universidades brasileiras tiveram que alterar seu formato de ensino e migrar do modelo presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário, o artigo pretende discutir os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que aborda as práticas de ensino e aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais durante o ERE na perspectiva dos professores das escolas públicas de ensino médio do RN. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamenta-se na abordagem multimétodo e no design sequencial explanatório. A recolha de dados, realizada em duas fases, quantitativa e qualitativa, fez uso de questionários online e entrevistas individuais e em grupos focais. Para analisar os dados, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial, com o apoio do software SPSS, e a análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultados, o estudo evidenciou a falta de preparo dos professores para atuar no formato remoto, o que fez aumentar a busca por formação para o uso de recursos digitais durante o período pandêmico. Com relação às tecnologias mais utilizadas nas aulas remotas, o WhatsApp, o celular e o notebook destacaram-se. A colaboração entre os professores constituiu um benefício do ERE, enquanto a falta de recursos digitais foi o maior desafio por eles enfrentado, evidenciando a exclusão digital desses profissionais. Apesar disso, para os professores, o ERE ampliou suas habilidades e a dos estudantes no uso das tecnologias digitais e, talvez, por isso, pretendam continuar a utilizar os recursos digitais incorporados durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65819db9c98a2_19122023104217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 10:42:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUZA" "autor_nome_curto" => "Socorro" "autor_email" => "fuchssouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96016 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1794 "inscrito_id" => 12960 "titulo" => "AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES: RELATO DE PESQUISA EM ANDAMENTO" "resumo" => "A disseminação da pandemia da Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) no ano de 2020 impactou instituições no mundo todo, forçando-as a reconfigurarem suas atividades em razão da determinação de distanciamento social para evitar a disseminação do vírus. Na seara educacional, para dar continuidade às atividades educativas, escolas e universidades brasileiras tiveram que alterar seu formato de ensino e migrar do modelo presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse cenário, o artigo pretende discutir os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento que aborda as práticas de ensino e aprendizagem com o uso das Tecnologias Digitais durante o ERE na perspectiva dos professores das escolas públicas de ensino médio do RN. A pesquisa, de natureza descritiva, fundamenta-se na abordagem multimétodo e no design sequencial explanatório. A recolha de dados, realizada em duas fases, quantitativa e qualitativa, fez uso de questionários online e entrevistas individuais e em grupos focais. Para analisar os dados, utilizou-se a análise estatística descritiva e inferencial, com o apoio do software SPSS, e a análise de conteúdo, com o apoio do software NVivo. Como resultados, o estudo evidenciou a falta de preparo dos professores para atuar no formato remoto, o que fez aumentar a busca por formação para o uso de recursos digitais durante o período pandêmico. Com relação às tecnologias mais utilizadas nas aulas remotas, o WhatsApp, o celular e o notebook destacaram-se. A colaboração entre os professores constituiu um benefício do ERE, enquanto a falta de recursos digitais foi o maior desafio por eles enfrentado, evidenciando a exclusão digital desses profissionais. Apesar disso, para os professores, o ERE ampliou suas habilidades e a dos estudantes no uso das tecnologias digitais e, talvez, por isso, pretendam continuar a utilizar os recursos digitais incorporados durante a pandemia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65819db9c98a2_19122023104217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2023-12-19 10:42:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DO SOCORRO SOUZA" "autor_nome_curto" => "Socorro" "autor_email" => "fuchssouza@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }