A FAKE NEWS QUE “VENCEU”: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1836 "inscrito_id" => 12129 "titulo" => "A FAKE NEWS QUE “VENCEU”: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO" "resumo" => "O Projeto de Lei n° 2630, de 2020, mais conhecido PL das Fake News, institui a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet. Essa PL vem somar esforços para que notícias falsas não ganhem proporções que possam prejudicar a população brasileira, como reduzir a adesão à vacinação infantil e/ou mudar protocolos de biossegurança, por exemplo. Nesse sentido, nos deparamos com a “fake news que venceu”, ou seja, a aferição da temperatura corporal utilizando termômetros de infravermelho (IR). Mirando os termômetros para a região do fronte das pessoas, logo essa prática foi alvo de uma avalanche de notícias falsas (ex.: a memória das pessoas seria apagada ou que chips seriam implantados no momento da aferição da temperatura). Essas notícias ganharam tamanha proporção que afetou completamente os protocolos, agora, a temperatura era aferida apontando os termômetros para o braço, mãos e demais partes do corpo de forma inadequada, interferindo na precisão da medição. Curiosamente, a maioria das pessoas nem sequer imaginavam que esses termômetros, na verdade, medem a radiação IR que elas próprias estão emitindo, não o contrário. Desse modo, promovemos um curso de extensão fundamentado nos Três Momentos Pedagógicos (problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento), para capacitar licenciandos da área de ciências da natureza e demais interessados sobre o que é radiação IR e suas aplicações tecnológicas, com especial atenção aos termômetros IR. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se a melhor compressão da funcionalidade dos termômetros de IR e a percepção de que as pessoas em geral estão envoltas de dispositivos, como o controle remoto e as câmeras de vigilância, que emitem, de fato, radiação IR e que elas não se dão conta por não enxergarem nessa faixa do espectro eletromagnético, mas que uma simples câmera de celular permite a visualizar dessa emissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12129_TB1836_04102023002848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILTON SCHIVANI" "autor_nome_curto" => "MILTON SCHIVANI" "autor_email" => "schivani@fisica.ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96048 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1836 "inscrito_id" => 12129 "titulo" => "A FAKE NEWS QUE “VENCEU”: O CASO DO TERMÔMETRO INFRAVERMELHO" "resumo" => "O Projeto de Lei n° 2630, de 2020, mais conhecido PL das Fake News, institui a lei brasileira de liberdade, responsabilidade e transparência na internet. Essa PL vem somar esforços para que notícias falsas não ganhem proporções que possam prejudicar a população brasileira, como reduzir a adesão à vacinação infantil e/ou mudar protocolos de biossegurança, por exemplo. Nesse sentido, nos deparamos com a “fake news que venceu”, ou seja, a aferição da temperatura corporal utilizando termômetros de infravermelho (IR). Mirando os termômetros para a região do fronte das pessoas, logo essa prática foi alvo de uma avalanche de notícias falsas (ex.: a memória das pessoas seria apagada ou que chips seriam implantados no momento da aferição da temperatura). Essas notícias ganharam tamanha proporção que afetou completamente os protocolos, agora, a temperatura era aferida apontando os termômetros para o braço, mãos e demais partes do corpo de forma inadequada, interferindo na precisão da medição. Curiosamente, a maioria das pessoas nem sequer imaginavam que esses termômetros, na verdade, medem a radiação IR que elas próprias estão emitindo, não o contrário. Desse modo, promovemos um curso de extensão fundamentado nos Três Momentos Pedagógicos (problematização inicial e organização e aplicação do conhecimento), para capacitar licenciandos da área de ciências da natureza e demais interessados sobre o que é radiação IR e suas aplicações tecnológicas, com especial atenção aos termômetros IR. Dentre os principais resultados obtidos, destaca-se a melhor compressão da funcionalidade dos termômetros de IR e a percepção de que as pessoas em geral estão envoltas de dispositivos, como o controle remoto e as câmeras de vigilância, que emitem, de fato, radiação IR e que elas não se dão conta por não enxergarem nessa faixa do espectro eletromagnético, mas que uma simples câmera de celular permite a visualizar dessa emissão." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12129_TB1836_04102023002848.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILTON SCHIVANI" "autor_nome_curto" => "MILTON SCHIVANI" "autor_email" => "schivani@fisica.ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }