INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96075 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 5118 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5118_TB1869_20072023143754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE MAYANA DA SILVA BORGES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE MAYANA" "autor_email" => "karolinemayana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96075 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 5118 "titulo" => "INCLUSÃO DIGITAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE TERESINA-PI: UM ESTUDO DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO Este texto apresenta um recorte de uma pesquisa desenvolvida em uma escola pública municipal de Teresina-PI. Por meio desta pesquisa apresentamos o avanço da tecnologia nas últimas décadas do século XX e início do século XXI. O problema orientador desta pesquisa foi, como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI? Assim, objetiva analisar como se configura o processo de inclusão digital em escolas públicas municipais de Ensino Fundamental de Teresina-PI. Para fundamentar o estudo e compreendermos melhor como as novas tecnologias são utilizadas no âmbito educativo escolar, recorremos a Kenski (1998), Arnaud (2005), Motta (2017), entre outros. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Murilo Braga, tendo como sujeitos da pesquisa 4 (quatro) professoras do 5º ano do Ensino Fundamental. Constitui-se em uma proposta de pesquisa cuja abordagem é qualitativa, descritiva, sendo que na coleta de dados utilizamos o questionário, com perguntas abertas e fechadas, como instrumento. Como resultado da investigação, verificamos que a escola dispõe de recursos tecnológicos diversos (datashow, computadores e laboratório de informática), mas não são utilizados de forma a qualificar o processo educativo, pois ainda falta qualificação dos professores para uso das tecnologias. Concluímos que os sujeitos pesquisados necessitam de uma formação continuada que os qualifique no uso das tecnologias a fim de desenvolver um melhor trabalho docente com o uso das novas tecnologias em sua prática pedagógica. Palavras-chave: Novas Tecnologias, Inclusão Digital, Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5118_TB1869_20072023143754.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAROLINE MAYANA DA SILVA BORGES" "autor_nome_curto" => "KAROLINE MAYANA" "autor_email" => "karolinemayana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }