O BAIRRO EM QUE SE MORA E AS AFETAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8837 "inscrito_id" => 25644 "titulo" => "O BAIRRO EM QUE SE MORA E AS AFETAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Uma educação contextualizada é importante para uma comunidade escolar, principalmente para uma semiárida nordestina, uma vez que acolhe tanto o ensino científico programático quanto as experiências e saberes de uma terra. Isto posto, analisando o bairro Girassol da cidade de Pau dos Ferros-RN, esta terra é atravessada pelos estigmas da violência, da criminalidade e da pobreza, nos quais afugentam as pessoas de forma fatalista, dado que reflete no comportamento da comunidade escolar de uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental maior, uma vez que a maioria dos alunos desta instituição pertencem a este bairro. Desse modo, o objetivo deste trabalho é a discussão da percepção e da identidade de uma comunidade escolar do município de Pau dos Ferros-RN. Portanto, o presente trabalho se trata de um relato de experiência, construído a partir de um estudo exploratório de caráter qualitativo com a acumulação de dados a partir de uma observação assistemática e participante. Destarte, observou-se que os alunos do turno vespertino possuem vergonha de dizerem onde residem, mas que picham nas paredes e nas carteiras a realidade que vivenciam. Notou-se, o fatalismo quando estes discentes se conformam com a violência que recebem e que perpetuam. Verificou-se, a criminalização da pobreza, principalmente por parte dos docentes que optavam pela não vinculação com os discentes. Bem como, foi identificada a desistência dos responsáveis destes discentes para com a escola, visto que ambos estagnavam na troca de acusações, um reflexo do fracasso escolar. Nesse sentido, ressalta-se a importância de uma educação plural, que incentive as pessoas a enxergar as potencialidades do seu ser, do conhecimento do seu povo e da sua terra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25644_TB8837_21082023181019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA RAQUEL FRANÇA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TEREZA RAQUEL" "autor_email" => "terezaraquelfferreira@gma" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101135 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8837 "inscrito_id" => 25644 "titulo" => "O BAIRRO EM QUE SE MORA E AS AFETAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR" "resumo" => "Uma educação contextualizada é importante para uma comunidade escolar, principalmente para uma semiárida nordestina, uma vez que acolhe tanto o ensino científico programático quanto as experiências e saberes de uma terra. Isto posto, analisando o bairro Girassol da cidade de Pau dos Ferros-RN, esta terra é atravessada pelos estigmas da violência, da criminalidade e da pobreza, nos quais afugentam as pessoas de forma fatalista, dado que reflete no comportamento da comunidade escolar de uma escola da rede pública municipal de ensino fundamental maior, uma vez que a maioria dos alunos desta instituição pertencem a este bairro. Desse modo, o objetivo deste trabalho é a discussão da percepção e da identidade de uma comunidade escolar do município de Pau dos Ferros-RN. Portanto, o presente trabalho se trata de um relato de experiência, construído a partir de um estudo exploratório de caráter qualitativo com a acumulação de dados a partir de uma observação assistemática e participante. Destarte, observou-se que os alunos do turno vespertino possuem vergonha de dizerem onde residem, mas que picham nas paredes e nas carteiras a realidade que vivenciam. Notou-se, o fatalismo quando estes discentes se conformam com a violência que recebem e que perpetuam. Verificou-se, a criminalização da pobreza, principalmente por parte dos docentes que optavam pela não vinculação com os discentes. Bem como, foi identificada a desistência dos responsáveis destes discentes para com a escola, visto que ambos estagnavam na troca de acusações, um reflexo do fracasso escolar. Nesse sentido, ressalta-se a importância de uma educação plural, que incentive as pessoas a enxergar as potencialidades do seu ser, do conhecimento do seu povo e da sua terra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25644_TB8837_21082023181019.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZA RAQUEL FRANÇA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "TEREZA RAQUEL" "autor_email" => "terezaraquelfferreira@gma" "autor_ies" => "FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR (FACEP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }