DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO SÉCULO XXI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100552 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7817 "inscrito_id" => 22490 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Tendo em vista a crescente importância da educação intercultural no século XXI e a necessidade de compreender os desafios e oportunidades envolvidos nesse campo, o presente estudo se propõe a investigar a temática da educação intercultural. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as oportunidades que a educação intercultural enfrenta na atualidade. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar os principais desafios enfrentados pela educação intercultural no século XXI, considerando a era digital e a globalização, analisar estratégias e boas práticas utilizadas na educação intercultural para superar estereótipos e preconceitos culturais e investigar as oportunidades oferecidas pela globalização e pela tecnologia digital para promover a aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com análise crítica de estudos e teorias relevantes sobre educação intercultural, bem como exemplos de práticas educacionais interculturais bem-sucedidas em diferentes contextos. Os resultados obtidos revelaram que a educação intercultural enfrenta desafios complexos, como a necessidade de combater estereótipos e preconceitos culturais arraigados na sociedade, garantir o acesso equitativo à educação intercultural e promover a formação adequada de professores para uma abordagem intercultural eficaz. A formação adequada de professores, a implementação de currículos inclusivos e a colaboração entre instituições são elementos- chave para o sucesso da educação intercultural no século XXI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22490_TB7817_21062023002120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDIANE BRITO DE ARAÚJO ROCHA" "autor_nome_curto" => "GLEIDIANE" "autor_email" => "gleydianebrito@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100552 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7817 "inscrito_id" => 22490 "titulo" => "DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Tendo em vista a crescente importância da educação intercultural no século XXI e a necessidade de compreender os desafios e oportunidades envolvidos nesse campo, o presente estudo se propõe a investigar a temática da educação intercultural. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as oportunidades que a educação intercultural enfrenta na atualidade. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar os principais desafios enfrentados pela educação intercultural no século XXI, considerando a era digital e a globalização, analisar estratégias e boas práticas utilizadas na educação intercultural para superar estereótipos e preconceitos culturais e investigar as oportunidades oferecidas pela globalização e pela tecnologia digital para promover a aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com análise crítica de estudos e teorias relevantes sobre educação intercultural, bem como exemplos de práticas educacionais interculturais bem-sucedidas em diferentes contextos. Os resultados obtidos revelaram que a educação intercultural enfrenta desafios complexos, como a necessidade de combater estereótipos e preconceitos culturais arraigados na sociedade, garantir o acesso equitativo à educação intercultural e promover a formação adequada de professores para uma abordagem intercultural eficaz. A formação adequada de professores, a implementação de currículos inclusivos e a colaboração entre instituições são elementos- chave para o sucesso da educação intercultural no século XXI." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID22490_TB7817_21062023002120.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLEIDIANE BRITO DE ARAÚJO ROCHA" "autor_nome_curto" => "GLEIDIANE" "autor_email" => "gleydianebrito@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA (UERR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }