TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99895 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6914 "inscrito_id" => 20581 "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6914_15072023093545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99895 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6914 "inscrito_id" => 20581 "titulo" => "TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E A ESTATÍSTICA COM ESTUDANTES DO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO COTIDIANA" "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência abordando as temáticas Educação Financeira e a Estatística, tendo em vista, que as duas apresentam pontos em comuns, apresentados por alguns estudos (SENA, 2017; MULLER, 2018; SENA; COUTINHO, 2018; PERIN; CAMPOS, 2021) possíveis de serem abordados numa sala de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de forma prazerosa e enriquecedora a partir de situações do nosso cotidiano. Nosso objetivo, que foi investigar como a vivência de uma pesquisa pode influenciar na aprendizagem de estudantes, e para isto, escolhemos uma turma de 5° ano (23 estudantes), do Ensino Fundamental, do Município de Ipojuca - PE. Foram quatro momentos com os estudantes, divididos em etapas: pesquisa dos estudantes em supermercados, discussão em sala de aula, organização dos dados encontrados na pesquisa e tomada de decisão a partir da organização dos dados. Observamos que nesse tipo de atividade, mesmo sendo com o contexto real, os estudantes apresentaram dificuldades, como: organizar e representar os valores encontrados nos supermercados dos produtos pesquisados, como também conseguir entender o banco de dados organizado, solicitado na sequência didática proposta. Entretanto, vale ressaltar que, apesar dessa dificuldade encontrada no desenrolar da pesquisa, quando abordamos situações do cotidiano dos estudantes, a aprendizagem ficou mais significativa; quando eles perceberam que determinada situação pode auxiliar na sua vida e compreenderam o sentido da importância da tomada de decisão em determinadas situações." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20581_TB6914_15072023093545.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA SANTOS MARTINS DE ARAUJO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "fabiolaoliveira2007@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }