A PANORAMA SIGNIFICATIVO DO USO DAS TIC’S NO ENSINO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96461 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2386 "inscrito_id" => 14049 "titulo" => "A PANORAMA SIGNIFICATIVO DO USO DAS TIC’S NO ENSINO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais integradas ao cotidiano das atividades humanas e uma das áreas que mais se beneficia dessa integração é a educação. A tecnologia e a Geografia na contemporaneidade andam de mãos dadas, haja vista que vivemos envoltos em um mundo globalizado e tecnológico, que vem se transformando e evoluindo rapidamente, ainda mais no ramo das tecnologias educacionais e ferramentas digitais voltadas para o ensino. O panorama da era da tecnologia trouxe novas perspectivas e desafios para a educação, tendo que de certa forma se reinventar, de forma abrangente abrindo oportunidades para uma nova educação mediada pelo auxílio da tecnologia. Tendo em vista o que foi exposto, o trabalho em questão busca trazer propostas que relacionem Geografia e tecnologia nos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, tendo como enfoque o município de Rio Branco, capital do estado do Acre. Como metodologia serão analisadas as competências, habilidades e unidades temáticas expostas na Base Nacional Comum Curricular para esse ano escolar, as quais serão vinculadas com as TICs, dentre estas os programas computacionais Google Earth, Quantum GIS e plataformas da internet como Google Maps. Essa relação entre tecnologia e currículo auxiliará na sugestão de atividades que poderão ser inseridas nas sequências didáticas, contribuindo para um ensino de Geografia mais dinâmico e integrado com o mundo digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14049_TB2386_07112023173208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELIN MARIA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Evelin Maria" "autor_email" => "evelinmaria.sp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96461 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2386 "inscrito_id" => 14049 "titulo" => "A PANORAMA SIGNIFICATIVO DO USO DAS TIC’S NO ENSINO APRENDIZADO DE GEOGRAFIA PARA OS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "As tecnologias de informação e comunicação (TICs) estão cada vez mais integradas ao cotidiano das atividades humanas e uma das áreas que mais se beneficia dessa integração é a educação. A tecnologia e a Geografia na contemporaneidade andam de mãos dadas, haja vista que vivemos envoltos em um mundo globalizado e tecnológico, que vem se transformando e evoluindo rapidamente, ainda mais no ramo das tecnologias educacionais e ferramentas digitais voltadas para o ensino. O panorama da era da tecnologia trouxe novas perspectivas e desafios para a educação, tendo que de certa forma se reinventar, de forma abrangente abrindo oportunidades para uma nova educação mediada pelo auxílio da tecnologia. Tendo em vista o que foi exposto, o trabalho em questão busca trazer propostas que relacionem Geografia e tecnologia nos conteúdos do primeiro ano do ensino médio, tendo como enfoque o município de Rio Branco, capital do estado do Acre. Como metodologia serão analisadas as competências, habilidades e unidades temáticas expostas na Base Nacional Comum Curricular para esse ano escolar, as quais serão vinculadas com as TICs, dentre estas os programas computacionais Google Earth, Quantum GIS e plataformas da internet como Google Maps. Essa relação entre tecnologia e currículo auxiliará na sugestão de atividades que poderão ser inseridas nas sequências didáticas, contribuindo para um ensino de Geografia mais dinâmico e integrado com o mundo digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14049_TB2386_07112023173208.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELIN MARIA DA SILVA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Evelin Maria" "autor_email" => "evelinmaria.sp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }