MOOC E ARQUITETURA PEDAGÓGICA: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO (2017 – 2022)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98247 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 19127 "titulo" => "MOOC E ARQUITETURA PEDAGÓGICA: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO (2017 – 2022)" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo mapear sistematicamente o Massive Open Online Courses (Mooc) para o ensino de ciências, na perspectiva de destacar em quais contextos esse artefato tecnológico virtual é utilizado, bem como compreender a Arquitetura Pedagógica (AP) ao tratar da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na educação formal ou não formal e seu produto educacional. Definido pelo recorte temporal no período de 2017 e 2022, por meio do periódico Capes-cafe e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram coletadas as produções com seus respectivos links a fim de orientar outras pesquisas. De modo inédito, criou-se 14 categorias a partir das questões de investigação a fim de tecer uma análise dos 37 estudos, demonstrando assim, em que eles se aproximam e se distanciam. Para explicitar acerca do distanciamento, informamos qual seu contexto de interesse. Enquanto resultados, verificou-se que a construção de Mooc, na maioria das vezes, indica ser um recurso voltado para melhorar a compreensão de um conteúdo, principalmente no ensino superior, sob a justificativa de que os sujeitos demonstram maior compreensão e habilidade com os Recursos Educacionais Abertos (REA). Ademais, nos estudos nacionais há incidência no entendimento de que a criação e o uso de Mooc trata-se de uma metodologia instrucional, gerando assim, poucas oportunidades às atividades que potencializem o pensamento crítico-reflexivo nos sujeitos. Compreende-se então, num cenário contemporâneo com demandas desafiadoras acerca das questões sociocientíficas, o Mooc reconfigurado em outra Arquitetura Pedagógica possibilitaria a criação de comunidades virtuais de aprendizagem com aprendizagem colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19127_TB4769_11072023191301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ROSANE MUÑOZ" "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98247 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4769 "inscrito_id" => 19127 "titulo" => "MOOC E ARQUITETURA PEDAGÓGICA: MAPEAMENTO SISTEMÁTICO (2017 – 2022)" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo mapear sistematicamente o Massive Open Online Courses (Mooc) para o ensino de ciências, na perspectiva de destacar em quais contextos esse artefato tecnológico virtual é utilizado, bem como compreender a Arquitetura Pedagógica (AP) ao tratar da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) na educação formal ou não formal e seu produto educacional. Definido pelo recorte temporal no período de 2017 e 2022, por meio do periódico Capes-cafe e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) foram coletadas as produções com seus respectivos links a fim de orientar outras pesquisas. De modo inédito, criou-se 14 categorias a partir das questões de investigação a fim de tecer uma análise dos 37 estudos, demonstrando assim, em que eles se aproximam e se distanciam. Para explicitar acerca do distanciamento, informamos qual seu contexto de interesse. Enquanto resultados, verificou-se que a construção de Mooc, na maioria das vezes, indica ser um recurso voltado para melhorar a compreensão de um conteúdo, principalmente no ensino superior, sob a justificativa de que os sujeitos demonstram maior compreensão e habilidade com os Recursos Educacionais Abertos (REA). Ademais, nos estudos nacionais há incidência no entendimento de que a criação e o uso de Mooc trata-se de uma metodologia instrucional, gerando assim, poucas oportunidades às atividades que potencializem o pensamento crítico-reflexivo nos sujeitos. Compreende-se então, num cenário contemporâneo com demandas desafiadoras acerca das questões sociocientíficas, o Mooc reconfigurado em outra Arquitetura Pedagógica possibilitaria a criação de comunidades virtuais de aprendizagem com aprendizagem colaborativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19127_TB4769_11072023191301.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANE MARIA MUÑOZ" "autor_nome_curto" => "ROSANE MUÑOZ" "autor_email" => "munoz.rosane@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }