A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96795 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2844 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Este artigo é resultado do desenvolvimento do projeto de extensão “Contando e aprendendo com histórias: navegando pelos contos da virtualidade”, com o objetivo de fortalecer o hábito de leitura, trabalhando com o imaginário e o encantamento que envolve as histórias infantis em crianças que se encontram em vulnerabilidade social. As práticas extensionistas foram realizadas no Instituto de Assistência Social Dom Campelo. Compreendendo que a realidade de cada indivíduo reflete no seu desenvolvimento educacional, buscamos uma nova forma de educar, na qual as necessidades socioemocionais sejam assistidas, bem como o desenvolvimento das habilidades que subsidiam melhores formas de interagir com o mundo. Destacando o pressuposto de que a história e a fantasia exercem grande influência no processo de ensino e aprendizagem, assim como no desenvolvimento das competências socioemocionais, podemos afirmar que a contação de histórias é uma ferramenta crucial para a prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos adotados se baseiam na pesquisa bibliográfica secundada pela abordagem qualitativa, tendo sido realizados cinco encontros, marcados por momentos de musicalização, contação de histórias e materializados com a criação e animação de uma história pelo público alvo. Como ponto de partida, temos o fomento das habilidades de comunicação oral e escrita, além das competências socioemocionais, desenvolvidas por meio do enredo das histórias contadas e atividades realizadas. Ressaltamos a necessidade de favorecer trocas de experiências significativas e condizentes com a realidade dos educadores e educandos, uma vez que a educação deve ser significativa, instigante, vívida e pulsante. A contação de histórias está para o educando como um resgate cultural e pessoal, abordando desde os sentimentos e emoções do indivíduo, até a formação de caráter e posicionamentos sociais, relacionando com a dimensão cultural do ser, abrindo um leque de possibilidades e formas de relação com o próprio contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID844_TB2844_10052023145620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA GABRIELA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "vitória" "autor_email" => "vitoriaglcarvalho@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96795 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2844 "inscrito_id" => 844 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS" "resumo" => "Este artigo é resultado do desenvolvimento do projeto de extensão “Contando e aprendendo com histórias: navegando pelos contos da virtualidade”, com o objetivo de fortalecer o hábito de leitura, trabalhando com o imaginário e o encantamento que envolve as histórias infantis em crianças que se encontram em vulnerabilidade social. As práticas extensionistas foram realizadas no Instituto de Assistência Social Dom Campelo. Compreendendo que a realidade de cada indivíduo reflete no seu desenvolvimento educacional, buscamos uma nova forma de educar, na qual as necessidades socioemocionais sejam assistidas, bem como o desenvolvimento das habilidades que subsidiam melhores formas de interagir com o mundo. Destacando o pressuposto de que a história e a fantasia exercem grande influência no processo de ensino e aprendizagem, assim como no desenvolvimento das competências socioemocionais, podemos afirmar que a contação de histórias é uma ferramenta crucial para a prática pedagógica. Os procedimentos metodológicos adotados se baseiam na pesquisa bibliográfica secundada pela abordagem qualitativa, tendo sido realizados cinco encontros, marcados por momentos de musicalização, contação de histórias e materializados com a criação e animação de uma história pelo público alvo. Como ponto de partida, temos o fomento das habilidades de comunicação oral e escrita, além das competências socioemocionais, desenvolvidas por meio do enredo das histórias contadas e atividades realizadas. Ressaltamos a necessidade de favorecer trocas de experiências significativas e condizentes com a realidade dos educadores e educandos, uma vez que a educação deve ser significativa, instigante, vívida e pulsante. A contação de histórias está para o educando como um resgate cultural e pessoal, abordando desde os sentimentos e emoções do indivíduo, até a formação de caráter e posicionamentos sociais, relacionando com a dimensão cultural do ser, abrindo um leque de possibilidades e formas de relação com o próprio contexto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID844_TB2844_10052023145620.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA GABRIELA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "vitória" "autor_email" => "vitoriaglcarvalho@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }