LITERATURA INFANTO-JUVENIL E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL EM SALA DE AULA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99885 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6900 "inscrito_id" => 21647 "titulo" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância de combater o racismo estrutural em sala de aula para promover um ambiente de equidade e cidadania. A comunicação entre os estudantes precisa acontecer de forma respeitosa em que cada um entenda os limites da vida em coletividade. Além disso, é importante colaborar para o entendimento de que cada estudante tem uma personalidade e individualidade que deve ser respeitada por si mesmo e pelo outro sendo a cultura afro-brasileira uma facilitadora desse processo. Para a construção desse trabalho, utilizamos a teoria da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin (2018) bem como sua colaboração para os estudos literários e gêneros do discurso (2016); Almeida (2019) no que concerne o entendimento de racismo estrutural; utilizamos ainda a BNCC para nos direcionarmos sobre as Competências Socioemocionais (2018); além das contribuições de Zilberman (1983) sobre literatura. Diante disso, analisamos, a partir da Análise Dialógica do Discurso, o livro de literatura infantojuvenil “Flávia e o bolo de chocolate”, de Bruna Assis Brasil, que conta a história de uma menina negra que se descobriu diferente das outras pessoas, trabalhando a cultura afro-brasileira nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental para promover, além do que já mencionamos, a empatia e autoaceitação. Como resultados identificamos que a abordagem da cultura afro-brasileira por meio da literatura infanto-juvenil é uma forma de trabalhar a ludicidade, empatia, o respeito, a escuta ativa e a colaboração entre os estudantes. Quando as sessões de leitura e debates literário são significativos, os estudantes têm a oportunidade de perceber que o combate ao racismo estrutural começa primeiramente combatendo práticas do dia a dia que não valorizam a identidade única de cada sujeito. A visão axiológica que eles têm de si e do outro é afetada de modo que o respeito seja promovido dentro e fora da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21647_TB6900_20062023213858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA KELLY CHAPRÃO DE OLIVEIRA MORAIS" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikachaprao1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99885 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6900 "inscrito_id" => 21647 "titulo" => "LITERATURA INFANTO-JUVENIL E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO COMBATE AO RACISMO ESTRUTURAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a importância de combater o racismo estrutural em sala de aula para promover um ambiente de equidade e cidadania. A comunicação entre os estudantes precisa acontecer de forma respeitosa em que cada um entenda os limites da vida em coletividade. Além disso, é importante colaborar para o entendimento de que cada estudante tem uma personalidade e individualidade que deve ser respeitada por si mesmo e pelo outro sendo a cultura afro-brasileira uma facilitadora desse processo. Para a construção desse trabalho, utilizamos a teoria da Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin (2018) bem como sua colaboração para os estudos literários e gêneros do discurso (2016); Almeida (2019) no que concerne o entendimento de racismo estrutural; utilizamos ainda a BNCC para nos direcionarmos sobre as Competências Socioemocionais (2018); além das contribuições de Zilberman (1983) sobre literatura. Diante disso, analisamos, a partir da Análise Dialógica do Discurso, o livro de literatura infantojuvenil “Flávia e o bolo de chocolate”, de Bruna Assis Brasil, que conta a história de uma menina negra que se descobriu diferente das outras pessoas, trabalhando a cultura afro-brasileira nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental para promover, além do que já mencionamos, a empatia e autoaceitação. Como resultados identificamos que a abordagem da cultura afro-brasileira por meio da literatura infanto-juvenil é uma forma de trabalhar a ludicidade, empatia, o respeito, a escuta ativa e a colaboração entre os estudantes. Quando as sessões de leitura e debates literário são significativos, os estudantes têm a oportunidade de perceber que o combate ao racismo estrutural começa primeiramente combatendo práticas do dia a dia que não valorizam a identidade única de cada sujeito. A visão axiológica que eles têm de si e do outro é afetada de modo que o respeito seja promovido dentro e fora da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21647_TB6900_20062023213858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERIKA KELLY CHAPRÃO DE OLIVEIRA MORAIS" "autor_nome_curto" => "ERIKA" "autor_email" => "erikachaprao1@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }