SILVA, Giselly De Oliveira et al.. O uso da calculadora científica no ensino médio. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9612>. Acesso em: 24/11/2024 22:24
O uso de calculadora científica em sala de aula gera longas discussões entre os estudiosos da área. Se auxilia ou prejudica no ensino aprendizagem da matemática é a grande questão que move as discussões a respeito do tema. O estudo tem como objetivo averiguar o uso de calculadora científica no ensino médio dos alunos sobre a calculadora científica e como essa utilização ocorre. O estudo teve como sujeitos, 34 alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio Municipal Eudóxia de Alcântara Ferreira em vitória – Pernambuco. Aos sujeitos foi aplicado um questionário contendo quatro questões sobre a utilização da calculadora científica. Dos 34 alunos da amostra, apenas 29,41% (10) já tinham ouvido falar sobre a calculadora científica, cerca de 23,52% (8) afirmaram que o professor já havia comentado sobre a calculadora em sala de aula. A partir do estudo percebe-se a ausência do uso da calculadora no ensino médio, o recurso não é explorado e trabalhado como a literatura recomenda.