A ARQUITETURA SENSORIALMENTE E SOCIALMENTE ADAPTADA: UMA APRECIAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96136 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1951 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "A ARQUITETURA SENSORIALMENTE E SOCIALMENTE ADAPTADA: UMA APRECIAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e aborda as ligações entre autismo e espaço construído, temática em plena ascensão no meio científico em todo o mundo. A pesquisa se constitui numa análise sócio espacial entre o ambiente de aprendizagem projetados para pessoas dentro do espectro autista. Paralelamente aos estudos de tratamento para o autismo surgiram as pesquisas que indicavam a influência do ambiente no comportamento autista, despertando o interesse de pesquisadores em todo o mundo. O enfoque realizado neste estudo classifica a pesquisa como descritiva e de cunho bibliográfico. Conforme Moreira e Caleffe (2008) este tipo de pesquisa envolve várias técnicas ou métodos para a solução de problemas, logo ao apresentar o problema estabelece-se as relações das variáveis a estudar, se caracteriza pela medição das mesmas e o tratamento estatístico das informações. Seu objetivo é descrever ou explicar as descobertas. Nos resultados, nota-se que o autismo provoca limitações na percepção sensorial do indivíduo e que nossos sentidos são responsáveis pela forma como reconhecemos e interagimos com o ambiente, se faz necessária a discussão para o entendimento da influência espacial em pessoas com autismo e de como se podem oferecer ambientes mais amigáveis às suas necessidades sensoriais, principalmente no que diz respeito aos espaços de aprendizagem, essenciais para terapias e tratamento do transtorno. Nas escolas pesquisadas observa-se que foi realizada uma associação entre as prescrições de espaço e ambiente, prezadas pelas teorias e as características mensuráveis pela Teoria da Sintaxe Espacial e a Teoria do Design Sensorial. Foi visto que a associação destas teorias ao modelo longo se deve às suas prescrições de produção de espaços formais e a necessidade de regras de uso para facilitar a navegação, conformação, segurança e o entendimento do espaço para as pessoas autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4838_TB1951_04102023042936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINE DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Carine Dantas" "autor_email" => "carinedantas17@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96136 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1951 "inscrito_id" => 4838 "titulo" => "A ARQUITETURA SENSORIALMENTE E SOCIALMENTE ADAPTADA: UMA APRECIAÇÃO DO AMBIENTE ORGANIZADO E SEU IMPACTO NA APRENDIZAGEM PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)" "resumo" => "O presente artigo é fruto da Tese de Doutorado em Ciências da Educação e aborda as ligações entre autismo e espaço construído, temática em plena ascensão no meio científico em todo o mundo. A pesquisa se constitui numa análise sócio espacial entre o ambiente de aprendizagem projetados para pessoas dentro do espectro autista. Paralelamente aos estudos de tratamento para o autismo surgiram as pesquisas que indicavam a influência do ambiente no comportamento autista, despertando o interesse de pesquisadores em todo o mundo. O enfoque realizado neste estudo classifica a pesquisa como descritiva e de cunho bibliográfico. Conforme Moreira e Caleffe (2008) este tipo de pesquisa envolve várias técnicas ou métodos para a solução de problemas, logo ao apresentar o problema estabelece-se as relações das variáveis a estudar, se caracteriza pela medição das mesmas e o tratamento estatístico das informações. Seu objetivo é descrever ou explicar as descobertas. Nos resultados, nota-se que o autismo provoca limitações na percepção sensorial do indivíduo e que nossos sentidos são responsáveis pela forma como reconhecemos e interagimos com o ambiente, se faz necessária a discussão para o entendimento da influência espacial em pessoas com autismo e de como se podem oferecer ambientes mais amigáveis às suas necessidades sensoriais, principalmente no que diz respeito aos espaços de aprendizagem, essenciais para terapias e tratamento do transtorno. Nas escolas pesquisadas observa-se que foi realizada uma associação entre as prescrições de espaço e ambiente, prezadas pelas teorias e as características mensuráveis pela Teoria da Sintaxe Espacial e a Teoria do Design Sensorial. Foi visto que a associação destas teorias ao modelo longo se deve às suas prescrições de produção de espaços formais e a necessidade de regras de uso para facilitar a navegação, conformação, segurança e o entendimento do espaço para as pessoas autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4838_TB1951_04102023042936.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARINE DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Carine Dantas" "autor_email" => "carinedantas17@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }