A ACESSIBILIDADE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JOINVILLE/SC
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96163 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1983 "inscrito_id" => 13321 "titulo" => "A ACESSIBILIDADE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JOINVILLE/SC" "resumo" => "Esse trabalho aborda as ações que buscam verificar a acessibilidade dos livros didáticos de matemática para surdos pela perspectiva de alguns profissionais que atuam com estes estudantes. Para isso, houve de julho de 2021 a maio de 2022, a produção e divulgação de formulários sobre livros didáticos de matemática concomitantemente ao desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos de matemática. Foram desenvolvidos três formulários com perguntas destinadas a professores de matemática e do AEE e a intérpretes de libras sobre a acessibilidade dos livros didáticos de matemática. As perguntas foram aplicadas em sete escolas estaduais de Joinville/SC com um total de cinco respostas. Dando sequência às ações da pesquisa, com o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos, duas buscas foram realizadas. A primeira busca foi [1], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdez; e a segunda foi [2], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdos. Ambas as buscas aconteceram nas bases de dados: Capes, SciELO, Google Acadêmico, no período entre 2011- 2022. A partir dos resultados, nota-se a urgência em ampliar as produções científicas voltadas à temática de livros didáticos de matemática e surdez visto a sua escassez de resultados encontrados. Salienta-se ainda que haja o desenvolvimento de livros didáticos de matemática adaptados para estudantes surdos. Além disso, destaca-se a importância de materiais visuais para acessibilidade dos surdos, os quais levem em conta a experiência visual desses sujeitos. Diante do exposto, pretende-se ampliar a aplicação dos formulários em mais escolas, incluindo sua demanda não apenas em escolas estaduais, mas em municipais e particulares em que haja estudantes surdos matriculados e tentativas iniciais em propor adaptações aos livros didáticos de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13321_TB1983_09122023145541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHULY CARDOSO DE MIRA" "autor_nome_curto" => "NATHULY" "autor_email" => "nathuly11@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96163 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1983 "inscrito_id" => 13321 "titulo" => "A ACESSIBILIDADE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES SURDOS INSERIDOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JOINVILLE/SC" "resumo" => "Esse trabalho aborda as ações que buscam verificar a acessibilidade dos livros didáticos de matemática para surdos pela perspectiva de alguns profissionais que atuam com estes estudantes. Para isso, houve de julho de 2021 a maio de 2022, a produção e divulgação de formulários sobre livros didáticos de matemática concomitantemente ao desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos de matemática. Foram desenvolvidos três formulários com perguntas destinadas a professores de matemática e do AEE e a intérpretes de libras sobre a acessibilidade dos livros didáticos de matemática. As perguntas foram aplicadas em sete escolas estaduais de Joinville/SC com um total de cinco respostas. Dando sequência às ações da pesquisa, com o desenvolvimento de pesquisas bibliográficas sobre livros didáticos, duas buscas foram realizadas. A primeira busca foi [1], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdez; e a segunda foi [2], utilizando as strings de busca: livros didáticos de matemática; surdos. Ambas as buscas aconteceram nas bases de dados: Capes, SciELO, Google Acadêmico, no período entre 2011- 2022. A partir dos resultados, nota-se a urgência em ampliar as produções científicas voltadas à temática de livros didáticos de matemática e surdez visto a sua escassez de resultados encontrados. Salienta-se ainda que haja o desenvolvimento de livros didáticos de matemática adaptados para estudantes surdos. Além disso, destaca-se a importância de materiais visuais para acessibilidade dos surdos, os quais levem em conta a experiência visual desses sujeitos. Diante do exposto, pretende-se ampliar a aplicação dos formulários em mais escolas, incluindo sua demanda não apenas em escolas estaduais, mas em municipais e particulares em que haja estudantes surdos matriculados e tentativas iniciais em propor adaptações aos livros didáticos de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13321_TB1983_09122023145541.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHULY CARDOSO DE MIRA" "autor_nome_curto" => "NATHULY" "autor_email" => "nathuly11@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }