CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA AS PESQUISAS SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E EDUCAÇÃO
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A Teoria das Representações Sociais parte da premissa de que existem formas diferentes e móveis de conhecer e de se comunicar que transcendem a fronteira do saber popular e da ciência, pois a representação materializada no senso comum adquire vida própria como produto da atividade social. Dessa forma, conhecer os elementos que constituem as representações sociais acerca das relações de gênero e da diversidade sexual no ambiente educacional pode-se constituir em um instrumento eficaz para a desconstrução de preconceitos e discriminações perpetrados contra sujeitos que diferem do padrão social heteronormativo. Nesse sentido, apesar das dificuldades específicas para desconstruir crenças e normas preestabelecidas, somente uma mudança de cultura e representações que contemplem a pluralidade de relações, vivências e expressões de sexualidade e gênero poderá transformar essa realidade social construída historicamente, pois é justamente a mudança de nossas representações sociais que pode promover a superação de nossos preconceitos. Além disso, conhecer tais representações sociais pode ser um relevante aporte científico para o embasamento das futuras intervenções sociais e educacionais, especialmente para pedagogos e psicólogos e um dos passos imprescindíveis para a desconstrução de preconceitos, discriminações, estereótipos e superação de toda e qualquer prática LGBTIfóbicas cometida contra aqueles que não se enquadram nos padrões heteronormativos da nossa sociedade" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID685_TB7029_20062023220142.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA ANGÉLICA BORGES" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna.borges@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99984 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7029 "inscrito_id" => 685 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS PARA AS PESQUISAS SOBRE GÊNERO, DIVERSIDADE SEXUAL E EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de analisar a Teoria das Representações Sociais enquanto referência teórico-metodológica para as pesquisas sobre gênero e educação. 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