O trabalho submetido encontra-se em sua fase final, no contexto do Mestrado em Educação (PPGE/UFJF). Focaliza o processo sócio-histórico de constituição de uma proposta curricular polivalente em EJA (2001 a 2014), na rede municipal de ensino de Juiz de Fora, com a pretensão de desnudar percursos, escolhas, tensões e disputas, responsáveis pela (re) organização das interações e proposições do Centro de Educação de Jovens e Adultos Dr. Geraldo Moutinho – CEM. Tais elementos lhe conferemsingularidade no âmbito da Princesa de Minas e, até mesmo, em âmbito regional. Trata-se de uma instituição que há trinta e três anos atende à comunidade juiz-forana, por meio de interlocuções múltiplas: educativa, social, artística, de cunho profissionalizante, dentre outras, alcançando, assim, o patamar de referência. A pesquisa perpassa pelo estudo analítico de documentos diversos (Regimento escolar, Projeto Político Pedagógico – PPP, atas, memorandos, ofícios, cadernos de registros), bem como e especialmente, de entrevistas semiestruturadas que descortinam pontos cruciais de um histórico de ressignificação da EJA, destacando a implementação de abordagens curriculares, consideradoras das especificidades de um segmento tão carente de olhar sensível.