REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GENS): DESAFIOS E HORIZONTES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96189 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 2696 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GENS): DESAFIOS E HORIZONTES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Diante dos baixos índices de aprendizagem escolar e do desempenho insuficiente em língua portuguesa apresentados em nosso país, o professor de língua materna possui a responsabilidade de redimensionar sua prática de ensino com o objetivo de desenvolver a competência discursiva de seus alunos, atentando para uma concepção de linguagem enquanto interação social (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2004). Para que isso ocorra é preciso investir, sobretudo, na formação inicial e continuada deste profissional, bem como revisar a concepção de currículo que temos, por vezes considerada defasada ao trazer para sala de aula uma visão unilateral e estruturalista de língua, deixando de lado a funcionalidade das práticas sociais de língua(gens). Partindo dos pressupostos teóricos de pesquisadores como Geraldi (2010), Kleiman (1992; 1995) e Dantas e Rodrigues (2019), bem como dos documentos oficiais (BRASIL, 2018, 1997), o presente trabalho se volta aos saberes essenciais à formação e atuação do professor de língua materna. Com um olhar para as políticas educacionais contemporâneas, busca fomentar e subsidiar possibilidades de pesquisas que viabilizem propostas de ensino que deem conta de um ensino de língua(gens) numa perspectiva sócio-discursiva. Por meio de uma pesquisa-ação, apresenta o relato de uma experiência vivenciada em sala de aula no município de Livramento, Cariri Paraibano, a partir da pedagogia de projetos (GERALDI, 2010), trabalho que viabilizou a diversidade linguística e cultural em que os alunos estão inseridos. Tendo em vista o contexto sociocultural em perspectiva, a proposta evidenciou que um trabalho através de projetos culturais promove uma aprendizagem funcional, ao proporcionar aos alunos participação efetiva nos atos sociais por meio de práticas e eventos de letramentos que a Educação Básica pode agenciar em prol de um ensino eficaz de língua(gens)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2696_TB2019_04052023150223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rodrigo Nunes d" "autor_email" => "rodryggonunes22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96189 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2019 "inscrito_id" => 2696 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA(GENS): DESAFIOS E HORIZONTES DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Diante dos baixos índices de aprendizagem escolar e do desempenho insuficiente em língua portuguesa apresentados em nosso país, o professor de língua materna possui a responsabilidade de redimensionar sua prática de ensino com o objetivo de desenvolver a competência discursiva de seus alunos, atentando para uma concepção de linguagem enquanto interação social (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2004). Para que isso ocorra é preciso investir, sobretudo, na formação inicial e continuada deste profissional, bem como revisar a concepção de currículo que temos, por vezes considerada defasada ao trazer para sala de aula uma visão unilateral e estruturalista de língua, deixando de lado a funcionalidade das práticas sociais de língua(gens). Partindo dos pressupostos teóricos de pesquisadores como Geraldi (2010), Kleiman (1992; 1995) e Dantas e Rodrigues (2019), bem como dos documentos oficiais (BRASIL, 2018, 1997), o presente trabalho se volta aos saberes essenciais à formação e atuação do professor de língua materna. Com um olhar para as políticas educacionais contemporâneas, busca fomentar e subsidiar possibilidades de pesquisas que viabilizem propostas de ensino que deem conta de um ensino de língua(gens) numa perspectiva sócio-discursiva. Por meio de uma pesquisa-ação, apresenta o relato de uma experiência vivenciada em sala de aula no município de Livramento, Cariri Paraibano, a partir da pedagogia de projetos (GERALDI, 2010), trabalho que viabilizou a diversidade linguística e cultural em que os alunos estão inseridos. Tendo em vista o contexto sociocultural em perspectiva, a proposta evidenciou que um trabalho através de projetos culturais promove uma aprendizagem funcional, ao proporcionar aos alunos participação efetiva nos atos sociais por meio de práticas e eventos de letramentos que a Educação Básica pode agenciar em prol de um ensino eficaz de língua(gens)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID2696_TB2019_04052023150223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RODRIGO NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rodrigo Nunes d" "autor_email" => "rodryggonunes22@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }