A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7345 "inscrito_id" => 3889 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo que vem se desenvolvendo e que tem por objetivo, investigar teorias que tratem de metodologias de ensino, que façam com que os estudantes removam a visão errônea de que a Matemática é difícil e que apenas alguns privilegiados podem aprendê-la. No caso, são apresentados os jogos didáticos sendo utilizados como metodologia de ensino e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira. Metodologicamente, foi realizada primeiramente uma pesquisa teórico-conceitual, sendo classificada como bibliográfica, realizada apenas baseada em artigos e livros de grande relevância no mundo científico, e posteriormente realizar-se-á uma pesquisa de campo através da inserção dos jogos nas aulas de matemática em algumas turmas de ensino médio. Os resultados do estudo até então, indicam que o atual ensino de matemática requer mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, com vista a aproximar a matemática do contexto social dos alunos, elencando assim, jogos que auxiliam na aprendizagem numa perspectiva que possa desenvolver a criatividade, interesse e o senso crítico dos alunos. Concluindo que deve-se ressaltar que este tipo de metodologia deve ser utilizado apenas como um auxílio para o professor na sala de aula, visto que ao ser usado excessivamente, pode haver desvio de atenção para o que realmente deveria ter sido ensinado. Nessa perspectiva, utilizá-la em sala de aula, é um importante passo rumo a um ensino efetivo capaz de mudar a qualidade do ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3889_TB7345_04102023175258.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO" "autor_nome_curto" => "Letícia Montelo" "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100216 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7345 "inscrito_id" => 3889 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo que vem se desenvolvendo e que tem por objetivo, investigar teorias que tratem de metodologias de ensino, que façam com que os estudantes removam a visão errônea de que a Matemática é difícil e que apenas alguns privilegiados podem aprendê-la. No caso, são apresentados os jogos didáticos sendo utilizados como metodologia de ensino e facilitadores do processo de ensino-aprendizagem da Matemática Financeira. Metodologicamente, foi realizada primeiramente uma pesquisa teórico-conceitual, sendo classificada como bibliográfica, realizada apenas baseada em artigos e livros de grande relevância no mundo científico, e posteriormente realizar-se-á uma pesquisa de campo através da inserção dos jogos nas aulas de matemática em algumas turmas de ensino médio. Os resultados do estudo até então, indicam que o atual ensino de matemática requer mudanças nas práticas pedagógicas dos professores, com vista a aproximar a matemática do contexto social dos alunos, elencando assim, jogos que auxiliam na aprendizagem numa perspectiva que possa desenvolver a criatividade, interesse e o senso crítico dos alunos. Concluindo que deve-se ressaltar que este tipo de metodologia deve ser utilizado apenas como um auxílio para o professor na sala de aula, visto que ao ser usado excessivamente, pode haver desvio de atenção para o que realmente deveria ter sido ensinado. Nessa perspectiva, utilizá-la em sala de aula, é um importante passo rumo a um ensino efetivo capaz de mudar a qualidade do ensino de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID3889_TB7345_04102023175258.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LETÍCIA BARBOSA MONTELO" "autor_nome_curto" => "Letícia Montelo" "autor_email" => "lehmontelo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }