RESUMO Ensinar Ciências não é preparar os estudantes para um mundo estático e fixo, mas sim prepará-los para lidar com mudanças e desafios em suas vidas. O ensino tradicional em Ciências, geralmente, se concentra no domínio do conteúdo e pouca ênfase no desenvolvimento de habilidades e atitudes científicas; os estudantes são os receptores enquanto o professor é o dispensador. Na maioria dos contextos de sala de aula, os professores estão preocupados com atividades acadêmicas em busca do sucesso das escolas. Este cenário não ajuda os estudantes a aprender de maneira significativa. Assim, o objetivo principal deste artigo é examinar como a aprendizagem significativa de ciências pode ser alcançada por meio da introdução de uma abordagem de ensino de ciências baseada em investigação. Inicialmente, foram levantadas as principais dificuldades na realização de aulas práticas. Em seguida, sugerimos 05 (cinco) experimentos para orientar os professores de ciências dos anos finais do ensino fundamental, e fornecer uma visão mais realista das possibilidades da experimentação no processo ensino-aprendizagem. Todos os experimentos foram confeccionados utilizando materiais reciclados e/ou de baixo custo envolvendo conteúdos de ciências. E como resultados esperados, podemos citar as contribuições para novas estratégias de ensino de forma a facilitar o processo ensino-aprendizagem. Além disso, espera-se estimular a reflexão sobre a experimentação no ensino de Ciências. As conclusões são que os experimentos permitem que os estudantes observem fenômenos, testem hipóteses e apliquem sua compreensão do mundo físico. Os experimentos são importantes no ensino de Ciências, pois proporcionam aos estudantes o contato direto com os fenômenos naturais. Seja na sala de aula ou no laboratório, o uso de abordagens experimentais em ciências ilustra conceitos, reforça princípios de design experimental e destaca o valor da abordagem baseada em investigação científica na educação básica.