SUJEITO E AUTORIA EM PRODUÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97296 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3520 "inscrito_id" => 16774 "titulo" => "SUJEITO E AUTORIA EM PRODUÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA" "resumo" => "Percebe-se que, em muitas escolas, o ensino de Língua Portuguesa ocorre de modo conteudista, levando o aluno a acreditar que está na origem do dizer, a ter a ilusão de que o seu discurso só pode ser dito daquela forma. Sobre a autoria em artigos de opinião produzidos pelos discentes, observa-se que a concepção de autor está associada, geralmente, à ideia de escritor de obras artísticas, literárias ou científicas. Com isso, a escolha deste trabalho de pesquisa justifica-se por um certo incômodo no processo de avaliação de produções dos discentes no contexto escolar, limitando-se à análise textual, a aspectos gramaticais, considerando o texto como uma unidade homogênea, objeto acabado, sem levar em conta o efeito imaginário, ilusório de unidade, lugar de dispersão de sujeito. Outro motivo se dá por entender também que, no trabalho com os textos argumentativos, o sujeito não basta apenas apresentar bons argumentos para a sustentação da tese, mas constituir seu arquivo para que ocorra a assunção da autoria, com ênfase na tipologia discursiva, nos processos parafrástico e polissêmico, nas condições de produção, nas posições do sujeito, na ideologia e no interdiscurso. Dito isso, para atingirmos nossos objetivos, o presente trabalho apoia-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a AD, pautados nos estudos de Pêcheux, principal representante na França (1960), e no Brasil, Eni Orlandi (2007;2012), Freda Indursky (2001) e Soraya Pacífico (2012). Assim, nesta pesquisa, a metodologia adotada apoia-se na abordagem qualitativa, tendo em vista a análise discursiva de recortes de artigos de opinião, observando neles a tensão entre a paráfrase e a polissemia, a presença de marcas de autoria no funcionamento discursivo, as formas de repetição de sentido no texto, partindo do pressuposto de que o sujeito pode ou não ocupar a posição de autor do seu discurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16774_TB3520_05102023000123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE DA SILVA HOLANDA" "autor_nome_curto" => "Maria Simone" "autor_email" => "simoneholanda78@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97296 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3520 "inscrito_id" => 16774 "titulo" => "SUJEITO E AUTORIA EM PRODUÇÕES ARGUMENTATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NUMA PERSPECTIVA DISCURSIVA" "resumo" => "Percebe-se que, em muitas escolas, o ensino de Língua Portuguesa ocorre de modo conteudista, levando o aluno a acreditar que está na origem do dizer, a ter a ilusão de que o seu discurso só pode ser dito daquela forma. Sobre a autoria em artigos de opinião produzidos pelos discentes, observa-se que a concepção de autor está associada, geralmente, à ideia de escritor de obras artísticas, literárias ou científicas. Com isso, a escolha deste trabalho de pesquisa justifica-se por um certo incômodo no processo de avaliação de produções dos discentes no contexto escolar, limitando-se à análise textual, a aspectos gramaticais, considerando o texto como uma unidade homogênea, objeto acabado, sem levar em conta o efeito imaginário, ilusório de unidade, lugar de dispersão de sujeito. Outro motivo se dá por entender também que, no trabalho com os textos argumentativos, o sujeito não basta apenas apresentar bons argumentos para a sustentação da tese, mas constituir seu arquivo para que ocorra a assunção da autoria, com ênfase na tipologia discursiva, nos processos parafrástico e polissêmico, nas condições de produção, nas posições do sujeito, na ideologia e no interdiscurso. Dito isso, para atingirmos nossos objetivos, o presente trabalho apoia-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, a AD, pautados nos estudos de Pêcheux, principal representante na França (1960), e no Brasil, Eni Orlandi (2007;2012), Freda Indursky (2001) e Soraya Pacífico (2012). Assim, nesta pesquisa, a metodologia adotada apoia-se na abordagem qualitativa, tendo em vista a análise discursiva de recortes de artigos de opinião, observando neles a tensão entre a paráfrase e a polissemia, a presença de marcas de autoria no funcionamento discursivo, as formas de repetição de sentido no texto, partindo do pressuposto de que o sujeito pode ou não ocupar a posição de autor do seu discurso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16774_TB3520_05102023000123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE DA SILVA HOLANDA" "autor_nome_curto" => "Maria Simone" "autor_email" => "simoneholanda78@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }