EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 8956 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo busca desenvolver uma reflexão acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de matemática no ensino básico brasileiro, é notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no processo de ensino, para atender às necessidades e demandas do século XXI que envolvem cada dia mais a internet e o mundo virtual. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos últimos cinco anos (2018 até 2023) em periódicos CAPES, Scielo, revista Educação Matemática Pesquisa e entre outros acerca do uso do software Scratch no ensino de matemática. A principal intenção do artigo é trazer uma contribuição para alunos relacionada às tecnologias digitais, particularmente na disciplina de Matemática. A pesquisa traz como referencial teórico os pressupostos de Kenski (2007), que desenvolveu estudos sobre as tecnologias e de documentos oficiais do governo, principalmente a Base Nacional Comum Curricular, que é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais de toda a educação básica brasileira, inclusive a respeito do desenvolvimento do pensamento tecnológico dos alunos. As tecnologias transformam não apenas o comportamento individual, mas o de todo o grupo social e estudar como esses trabalhos têm contribuído no ensino é importante para melhorar nossas práticas de ensino e nos levar a refletir sobre como ensinamos quando adotamos os o software Scratch, propiciando uma análise e reflexão acerca do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8956_TB2081_21062023143745.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FREITAS CAZADINE" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "freitas.cazadine@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96233 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2081 "inscrito_id" => 8956 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE SCRATCH NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Este artigo busca desenvolver uma reflexão acerca do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de matemática no ensino básico brasileiro, é notória a importância e necessidade da utilização das novas tecnologias no processo de ensino, para atender às necessidades e demandas do século XXI que envolvem cada dia mais a internet e o mundo virtual. O presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica dos últimos cinco anos (2018 até 2023) em periódicos CAPES, Scielo, revista Educação Matemática Pesquisa e entre outros acerca do uso do software Scratch no ensino de matemática. A principal intenção do artigo é trazer uma contribuição para alunos relacionada às tecnologias digitais, particularmente na disciplina de Matemática. A pesquisa traz como referencial teórico os pressupostos de Kenski (2007), que desenvolveu estudos sobre as tecnologias e de documentos oficiais do governo, principalmente a Base Nacional Comum Curricular, que é um documento de caráter normativo que define as aprendizagens essenciais de toda a educação básica brasileira, inclusive a respeito do desenvolvimento do pensamento tecnológico dos alunos. As tecnologias transformam não apenas o comportamento individual, mas o de todo o grupo social e estudar como esses trabalhos têm contribuído no ensino é importante para melhorar nossas práticas de ensino e nos levar a refletir sobre como ensinamos quando adotamos os o software Scratch, propiciando uma análise e reflexão acerca do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8956_TB2081_21062023143745.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FREITAS CAZADINE" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "freitas.cazadine@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }