CONSTRUINDO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96234 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2082 "inscrito_id" => 11092 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA." "resumo" => "No ensino de química é fundamental o uso da tabela periódica, ela é uma ferramenta indispensável para o estudo, porém, muitas vezes pode se tornar um pouco abstrata e distante da realidade dos alunos. Então, pensando em estimular a autonomia dos alunos no processo de ensino aprendizagem, os residentes do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - campus Duque de Caxias), juntamente com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do CIEP 218- Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia (Rio de Janeiro - Duque de Caxias) realizaram a construção de uma tabela periódica interativa a partir da reciclagem de caixas de leite disponíveis no refeitório da própria escola. Visando a importância de conectar a química e o cotidiano dos alunos, por intermédio da criação da tabela periódica interativa percebeu-se que os estudantes puderam compreender melhor a organização dos elementos químicos e suas propriedades periódicas, uma vez que eles mesmos foram os responsáveis pelas pesquisas e montagem do trabalho. A iniciativa também contribuiu para a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem e do descarte inadequado de materiais que podem ser reutilizados nas aulas ou para outras atividades. Sendo assim, o presente trabalho traz consigo uma reflexão sobre o papel do professor ao implementar alternativas metodológicas que aproximam a química e o cotidiano nas escolas, estimulando assim o interesse dos alunos pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11092_TB2082_04052023162934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENNE BRAZ CORRÊA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYENNE" "autor_email" => "correadayenne@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96234 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2082 "inscrito_id" => 11092 "titulo" => "CONSTRUINDO CONHECIMENTO: A PRODUÇÃO DE UMA TABELA PERIÓDICA INTERATIVA." "resumo" => "No ensino de química é fundamental o uso da tabela periódica, ela é uma ferramenta indispensável para o estudo, porém, muitas vezes pode se tornar um pouco abstrata e distante da realidade dos alunos. Então, pensando em estimular a autonomia dos alunos no processo de ensino aprendizagem, os residentes do Programa de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ - campus Duque de Caxias), juntamente com os alunos do 1° ano do Ensino Médio do CIEP 218- Ministro Hermes Lima Brasil-Turquia (Rio de Janeiro - Duque de Caxias) realizaram a construção de uma tabela periódica interativa a partir da reciclagem de caixas de leite disponíveis no refeitório da própria escola. Visando a importância de conectar a química e o cotidiano dos alunos, por intermédio da criação da tabela periódica interativa percebeu-se que os estudantes puderam compreender melhor a organização dos elementos químicos e suas propriedades periódicas, uma vez que eles mesmos foram os responsáveis pelas pesquisas e montagem do trabalho. A iniciativa também contribuiu para a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem e do descarte inadequado de materiais que podem ser reutilizados nas aulas ou para outras atividades. Sendo assim, o presente trabalho traz consigo uma reflexão sobre o papel do professor ao implementar alternativas metodológicas que aproximam a química e o cotidiano nas escolas, estimulando assim o interesse dos alunos pela disciplina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID11092_TB2082_04052023162934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYENNE BRAZ CORRÊA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYENNE" "autor_email" => "correadayenne@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }