LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96346 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 6431 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO" "resumo" => "O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Outra questão relevante é a ausência de literatura de origem africana nas salas de aula brasileiras, que priorizam a produção escrita eurocêntrica em discordância com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida para a dissertação é a leitura da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivenciado pela comunidade escolar. O processo de conclusão culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir do próprio conhecimento de mundo e da inserção deles na leitura e no contexto moçambicano da guerra civil. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos estudantes e a distribuição do pdf da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6431_TB2222_05102023211040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA FEITOSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatafeitosa@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96346 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2222 "inscrito_id" => 6431 "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO PARA ALUNOS DO NONO ANO: PROPOSTA DE ATIVIDADES DIALÓGICAS E PRODUÇÃO DE DIÁRIO DE LEITURA COM A OBRA TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO" "resumo" => "O trabalho com o texto literário não é uma prática recorrente nos anos finais do Ensino Fundamental, visto que o foco a tal âmbito do estudo de língua portuguesa é dado somente nas séries subsequentes. Outra questão relevante é a ausência de literatura de origem africana nas salas de aula brasileiras, que priorizam a produção escrita eurocêntrica em discordância com a lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Assumindo a visão de literatura como um direito humano essencial - defendida por Cândido (2004) - surge o tema de pesquisa desenvolvido - uma proposta de atividades dialógicas voltadas à formação de leitores literários no nono ano do Ensino Fundamental, baseada nos estudos de letramento literário e ficcional de Cosson (2014) e Zappone (2021). O ponto de partida para a dissertação é a leitura da obra Terra sonâmbula, do autor moçambicano Mia Couto, em diálogo com outros textos de mesma temática. O objetivo deste trabalho é desenvolver atividades - baseadas na sequência didática proposta por Dolz e Schneuwly (2004) e nas propostas de diário de leitura de Machado (1998) - para incentivar o gosto pela leitura literária em sala de aula, bem como para aproximar alunos e obra ficcional, uma vez que tal livro apresenta um relato de vida próximo àquele vivenciado pela comunidade escolar. O processo de conclusão culmina com a confecção dos “Diários de leitura 9A”, escritos pelos discentes a partir do próprio conhecimento de mundo e da inserção deles na leitura e no contexto moçambicano da guerra civil. O projeto foi finalizado com a tarde de autógrafos dos livros impressos, a entrega deles aos responsáveis pelos estudantes e a distribuição do pdf da produção aos amigos e familiares. Tais atividades e produções são o corpus para análise de todo processo de letramento literário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID6431_TB2222_05102023211040.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA FEITOSA SILVA" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renatafeitosa@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }