A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NÍVEL MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2312 "inscrito_id" => 13026 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir fatores ambientais e pessoais que possibilitam a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio na Universidade Federal da Paraíba (NEJAEM - UFPB). Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Sendo assim, de modo a atingir os objetivos propostos e a partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas e realizadas entrevistas semiestruturadas, guiadas pelos pesquisadores com as estudantes surdas matriculadas, uma intérprete de Libras e duas professoras do núcleo. A partir das entrevistas realizadas, foi possível obter uma compreensão maior acerca das dificuldades e facilidades desses profissionais na atuação enquanto mediadores do processo educacional desses estudantes, pois, a articulação, comunicação e trabalho colaborativo entre professores e intérpretes é fundamental para facilitar a aprendizagem de estudantes surdos, bem como, o processo de inclusão desses estudantes dentro dos espaços escolares. Além disso, é possível observar que, os fatores externos dificultam a frequência das estudantes surdas nas aulas, portanto, gera um déficit de aprendizagem acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Por fim, nota-se que, a falta de capacitações, cursos e formação continuada torna os professores inseguros de realizar suas práticas pedagógicas de forma inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13026_TB2312_20112023200226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIALLY BERNARDO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MAIALLY" "autor_email" => "maillybm123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96405 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2312 "inscrito_id" => 13026 "titulo" => "A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NÍVEL MÉDIO" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo discutir fatores ambientais e pessoais que possibilitam a permanência e a aprendizagem de estudantes com deficiência do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio na Universidade Federal da Paraíba (NEJAEM - UFPB). Metodologicamente, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Sendo assim, de modo a atingir os objetivos propostos e a partir do levantamento bibliográfico, foram elaboradas e realizadas entrevistas semiestruturadas, guiadas pelos pesquisadores com as estudantes surdas matriculadas, uma intérprete de Libras e duas professoras do núcleo. A partir das entrevistas realizadas, foi possível obter uma compreensão maior acerca das dificuldades e facilidades desses profissionais na atuação enquanto mediadores do processo educacional desses estudantes, pois, a articulação, comunicação e trabalho colaborativo entre professores e intérpretes é fundamental para facilitar a aprendizagem de estudantes surdos, bem como, o processo de inclusão desses estudantes dentro dos espaços escolares. Além disso, é possível observar que, os fatores externos dificultam a frequência das estudantes surdas nas aulas, portanto, gera um déficit de aprendizagem acerca dos conteúdos ministrados em sala de aula. Por fim, nota-se que, a falta de capacitações, cursos e formação continuada torna os professores inseguros de realizar suas práticas pedagógicas de forma inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13026_TB2312_20112023200226.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAIALLY BERNARDO MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "MAIALLY" "autor_email" => "maillybm123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }