Este trabalho tem o objetivo de apresentar as práticas de ensino e aprendizagem realizadas na sala de experimentação da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leôncio Ferreira de Siqueira, localizada na cidade de Benevides, estado do Pará, no que tange, em especial, os desdobramentos efetivados por meio da Educação Maker. Ressalta-se a importância de estudos influenciados através das vivências dos alunos, transformando o método tradicional de ensino em uma metodologia participativa e construtivista – a partir da ótica de Piaget. Logo, o formato de ensino “mão na massa”, apresentado por meio da EducaÇão Maker, torna-se um caminho imprescindível na formatação de espaços de transformação social, cultural e educativa. Vale frisar, que a cidade de Benevides segue na promoção de educação diferenciada, refletida e respaldada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, cuja encontra-se em 1º lugar no Estado do Pará e Região Norte do Brasil. Para isso, entende-se que esses resultados são construções contínuas e coletivas. Logo, discutir sobre as práticas de ensino “mão na massa” faz parte da construção de ações educativas mais eficazes, respaldados no pressuposto da Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, na vertente de ensino e didática de Libâneo, e ações de vivências artísticas de Ane Cauquelin, como forma de reafirmar a necessidade de protagonizar o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem.